Aeroporto de Itaperuna vai receber R$ 20 milhões para obras de requalificação
O Aeroporto Regional de Itaperuna, no norte do Estado do Rio de Janeiro está com licitações abertas para a realização de obras de qualificação. A abertura do processo é resultado da assinatura das Ordens de Serviço pela Infraero e o Ministério de Porto e Aeroportos, na última quarta-feira (26). Com a iniciativa, as autoridades pretendem garantir a regularidade do aeroporto diante da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de otimizar a eficiência e a segurança do equipamento, que receberá investimentos da ordem de R$ 20 milhões.
Desde a concessão da outorga do terminal à Infraero, em dezembro de 2023, a entidade tem realizados estudos em diversas áreas para a viabilização do trânsito de aeronaves modelo ATR 72 no terminal fluminense cuja requalificação promoverá geração de empregos e o giro na economia local, além de tornar o aeroporto mais competitivo.
“Estamos, por meio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumprindo o compromisso de garantir que esse aeroporto seja totalmente requalificado a fim de que ele esteja totalmente homologado pelos órgãos de controle”, afirmou o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, que agradeceu ao deputado federal Murillo Gouvea (União-RJ) pelo seu empenho junto à governo de Itaperuna para a concessão da outorga.
Obras
O Aeroporto de Itaperuna passa por obras desde abril deste ano, com a construção do muro patrimonial e a via de inspeção do sítio aeroportuário, como algumas das intervenções realizadas. O prazo para a conclusão das obras é novembro de 2024.
No segundo semestre, também terão início outras obras de infraestrutura, que são fundamentais para a nova destinação do terminal:
– Instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI – Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras. Conclusão prevista para dezembro deste ano;
– Reforço e recuperação do Pátio de Aeronaves. Término previsto para outubro;
– Reforço e recuperação da pista de taxiamento de aeronaves e de parte da pista de pouso, com término no final do ano.
A infraero também publicará um edital de licitação destinado à execução de obras de modificação na infraestrutura do aeroporto, com conclusão para o final de 2025:
– Construção do Novo Terminal de Passageiros;
– Construção de Estacionamento de Veículos e Via de Acesso;
– Construção de Central de Resíduos Sólidos;
– Construção da Subestação de Energia.
Com informações do Aeroin.