Macaé se consolida como base para o desenvolvimento do Projeto Raia da Equinor
Macaé segue no radar de grandes empresas. A prova disso é que o município foi escolhido como a principal base para o desenvolvimento do Projeto Raia. Segundo informações, a previsão é que o projeto receba um investimento de cerca de US$ 9 bilhões pela Equinor, visando a produção de cerca de 16 milhões de metros cúbicos de gás no megacampo B-MC-33 a partir de 2028.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve reunido com o diretor do Projeto Raia, Thiago Penna. No encontro, o líder do executivo recebeu detalhes do projeto, que garante também a instalação do gasoduto “Rota 5” na cidade, conectando o megacampo ao Terminal Cabiúnas. O coordenador de relações institucionais da Equinor, Jorge Siqueira, também participou da reunião.
“A cidade vive hoje um novo marco em sua história do petróleo no Brasil, semelhante a chegada da Petrobras em nossa cidade. A Equinor consolida a nossa posição de destaque no mercado global de energia, por nós garantir ampliar a produção e o processamento do gás que a nova fonte de desenvolvimento para a nossa cidade, região e do Estado”, destacou o prefeito.
Na reunião, a equipe de Equinor confirmou o andamento dos processos de licenciamento de instalação do gasoduto, análise realizada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
“Raia é um dos projetos de gás mais significativos em desenvolvimento no Brasil. Tem o potencial de atender 15% da demanda total de gás brasileira quando estiver em produção e gerar cerca de 50.000 empregos locais durante todo o seu ciclo de vida, contribuindo para a segurança energética do Brasil e seu desenvolvimento econômico e social”, afirmou Thiago Penna.
A decisão da Equinor trás para Macaé a projeção de cerca de 50 mil empregos, números que representam a participação da cidade em mais uma etapa de expansão do mercado de óleo, gás e energia do país.
“A Equinor consolida hoje um projeto que eleva a nossa posição na produção, processamento e distribuição do gás no Brasil, viabilizando também diversos negócios já encaminhados na cidade, como a instalação das usinas termelétricas, a fábrica de fertilizantes e a planta de produção de gás natural líquido. Estamos diante de um horizonte de oportunidades, investimentos e geração muitos empregos”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
A reunião também contou com a participação de Fausto Neto, Juliana Leal e Paulo Peri que participam do desenvolvimento do Projeto Raia.
O vice-prefeito Célio Chapeta e os Secretários do Ambiente, Isaura Sales, de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro, de Infraestrutura, Santiago Borges, Obras, Felipe Bastos, do Procurador Geral do Município, Rodrigo Sarmanho, além dos representantes da Procuradoria Geral e da Secretaria de Mobilidade Urbana, também participaram da reunião.