Macaé

Programação do Maio Amarelo já é pauta da Mobilidade Urbana

O Maio Amarelo é uma das datas mais importantes dentro da programação da Mobilidade Urbana. Exatamente por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito já está discutindo ações que serão realizadas neste ano. Na última semana, a secretaria apresentou uma campanha sobre o tema para a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).

O diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, Leandro Aracati fez um o resumo dos dados e ações da campanha de 2023, apresentou a identidade visual da campanha e o cronograma das ações para 2024, além de destacar a importância da ação do Maio Amarelo.

De acordo com Leandro Aracati, o cronograma de ações para 2024 será formado por: 2 de maio, simulação; 6 a 10 de maio, circuito escolar; 13 de maio, torneio autoescolas; 14 de maio, blitz educativa no Cavaleiros; 15 de maio, blitz educativa na Serra; 19 de maio, corrida Maio Amarelo; 21 de maio, blitz educativa em parceria com a Lei Seca; 23 de maio, blitz educativa na Praça Veríssimo de Melo; dia 26 de maio, pedal solidário; 28 de maio, blitz educativa no Lagomar e 29 de maio, encerramento.

“A campanha do Maio Amarelo já é uma tradição em nosso município, com muitas ações, culminando com o sucesso de sempre da corrida de rua. Tudo para chamar a atenção e sensibilizar as pessoas para reduzirmos os acidentes de trânsito”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz. “O trânsito faz parte da rotina de todas as atividades econômicas da nossa cidade que tem como base a logística do modal rodoviário. O apoio da ACIM amplia a campanha de conscientização dentro das empresas, promovendo alertas que já fazem parte da rotina de todos, sejam condutores ou passageiros. Mas sempre é importante lembrar que a segurança no trânsito está baseada na responsabilidade e na prevenção”, afirmou o presidente da ACIM, Frederico Barreto.

Entre as ações de destaque de 2023, o diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana enumerou as palestras realizadas em 26 empresas; circuito escolar, torneio de autoescolas, corrida Maio Amarelo, pedal solidário com doação, entre outras.

“O Maio Amarelo é um movimento muito importante para conscientizar a população sobre a importância da segurança viária. Estamos trabalhando em diversas ações ao longo do mês, envolvendo escolas, autoescolas, comunidades e órgãos de trânsito, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e agir de forma responsável no trânsito. Esperamos contar com a participação de todos, pois a segurança no trânsito é responsabilidade de todos”, comenta Leandro Aracati.

Ele entregou uma carta para a diretoria da Acim solicitando o apoio das empresas, indústrias e demais segmentos da iniciativa privada. De acordo com ele, para participar da campanha basta enviar para o e-mail: educacaotransitomacaerj@gmail.com a frase: EU SOU UM COLABORADOR DO MAIO AMARELO.

– Para o Maio Amarelo deste ano, planejamos mais de 80 ações que abordam todos os aspectos e componentes do trânsito: palestras, simulações, ações educacionais abrangendo pedestres, ciclistas, condutores, estudantes, motociclistas, panfletagens – acrescentou Aracati.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

 

Foto: Bruno Campos

Um comentário sobre “Programação do Maio Amarelo já é pauta da Mobilidade Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *