EM&I busca tecnologias para mitigar riscos à segurança humana
Com o intuito de diminuir riscos à segurança humana, a EM&I foi em busca de novas tecnologias testadas e comprovadas para reduzir os efeitos nas operações normais e os custos do operador. As soluções encontradas visam também melhorar a coleta de dados e baixar as emissões de carbono. A EM&I é uma provedora global de serviços de gestão de integridade de ativos, incluindo inspeção e reparos complexos, para o setor de produção de energia offshore e atua no Brasil há mais de dez anos.
Ciente dos riscos das operações de mergulho, espaços confinados e trabalho em altura, a EM&I buscou relatórios do Instituto de Fluxos Energéticos e Ambientais da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Eles quantificaram os riscos em termos de custo financeiro para proprietários e operadores, caso a tecnologia e as técnicas disponíveis não forem implementadas. Atualmente, a EM&I oferece esses recursos para salvar vidas, eliminando a necessidade de mergulhadores e trabalhando em espaços confinados.
Outras soluções encontradas foram a inspeção subaquática sem mergulhador ODIN® e serviços de reparo complexos para cascos, válvulas submarinas, caixões e sistemas de amarração. No centro disso, estão os ROVs de classe de integridade sob medida da EM&I, atualizados para permitir o trabalho em condições meteoceânicas mais severas e com a capacidade de se moverem para posições ideais para limpeza de correntes de amarração e baús de mar.
As capacidades do ODIN são aplicáveis em todas as plataformas marítimas que normalmente não vão para doca seca para levantamento periódico, incluindo naviossonda, FSRUs e unidades eólicas offshore flutuantes.
Na vanguarda dos reparos seguros e sem mergulhadores está o sistema de obturaçãoLIMPET, que isola caixas de mar para inspeção, reparo e substituição de válvulas/tubulação.
O NoMan PLUS® é uma segunda família de recursos que elimina a necessidade de acesso humano caro e de alto risco do trabalho em altura ou em espaços confinados, como vasos de pressão, tanques de carga de petróleo e tanques de lastro de água. O sistema chega a eliminar a necessidade de trabalho em altura para inspeção Ex, utilizando câmeras digitais/óticas de alto desempenho e geradores de raios X pulsados.
A nova tecnologia está em fase final de acreditação, o que permitirá a inspeção e limpeza de espaços confinados como uma atividade de manutenção planejada, combinando ODIN e NoMan para gerenciamento de integridade de baús marítimos.
Investimento no Brasil
Com as instalações recentemente inauguradas da EM&I no “Hub Offshore” de Macaé, próximo aos clientes mais importantes da empresa, essas capacidades estão sendo desenvolvidas no Brasil para atender às necessidades dos clientes locais. A empresa continua a investir no país, garantindo uma
base para operações e logística, um centro de formação e um centro de Investigação e Desenvolvimento. Com uma força de trabalho crescente, a EM&I está extraindo conhecimento de suas operações globais para o Brasil, colaborando com clientes brasileiros para enfrentar seus desafios.
O compromisso com o Brasil continuará, assim como os investimentos em pessoas, capacidades e tecnologia para apoiar esse mercado estimulante.
Foto: Márcio Siqueira