O turismo e o desenvolvimento do Vale do Café
O Vale do Café está se renovando e mostrando cada vez mais seu potencial turístico. A região que contempla cidades como Vassouras, Valença, Miguel Pereira, Pirai, Barra do Pirai e Paty do Alferes vem ganhando muitos turistas e recentemente foi destaque no Salão Nacional do Turismo, em Brasília, considerada uma das maiores vitrines do setor no país.
O Assessor especial da Setur-RJ e coordenador das ações turísticas no Vale do Café, Wanderson Farias marcou presença no encontro em Brasília divulgando os atrativos da região. Wanderson destacou as ações da Setur-RJ em prol do turismo rural, como o guia e o apoio aos APLs. O investimento em eventos como o Festival Vale do Café, que voltou neste ano movimentando as fazendas da região, também foi destacado.
“Nos últimos anos, a divulgação nos mais importantes eventos de Turismo, como os encontros comerciais O Rio continua lindo e perto, promovidos pela Setur-RJ, e feiras como ABAV, Festuris e WTM foi essencial para alçar a região a outro patamar. A presença no Salão Nacional faz parte desse trabalho, que vai seguir forte em 2024”, disse o ex-secretário de Turismo de Vassouras , que também destacou a vinda do projeto da Setur-RJ Inverno Tô no Rio para cidades da região e a parceria com o Festival de Cinema de Vassouras.
“Trabalhamos muito para preparar a região, mas isso tudo só faz sentido se somos capazes de promover o nosso destino, atraindo turistas que movimentam a economia do Vale do Café e, consequentemente, beneficiam a população gerando emprego e renda”, pontua Wanderson, destacando que a atenção do governador Cláudio Castro e do secretário Gustavo Tutuca em fomentar e divulgar as 12 regiões turísticas do estado é fundamental.
Secretário Gustavo Tutuca, Wanderson Farias e Sérgio Ricardo presidente da TurisRio.
Enquanto Assessor Especial da Setur-RJ, Wanderson também destaca o fundamental trabalho de sinalização turística, especialmente das fazendas históricas e Rotas do Turismo Rural. “Roteirizar todas as propriedades que fazem parte da Rota do Queijo, por exemplo, é valorizar esse projeto tão importante”, pontuou o assessor, que também lembrou do apoio da Setur-RJ a todas as edições do Encontro de Carros Antigos do grupo Relíquias, que aquece a economia.