Economia

Mercado financeiro vê aumentar projeção de crescimento da economia

Especialistas do mercado financeiro estão otimistas com o avanço econômico em 2023. Os agentes aumentaram a projeção de crescimento da economia brasileira para este ano. Neste momento, a estimativa é de uma alta de 2,92%. Os dados são do Boletim Focus, que reúne a opinião de analistas do mercado e é publicado pelo BC (Banco Central), nesta segunda-feira (11).

Na semana passada, a expansão projetada era de 2,84%. Essa revisão ocorreu após a divulgação na última quarta-feira (6) do PIB (Produto Interno Bruto, que mede o tamanho da economia de um país) do terceiro semestre (julho a setembro) deste ano.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira perdeu ritmo e cresceu 0,1% no período. Porém, o indicador veio acima do esperado, já que o mercado imaginava uma queda próxima dos 0,3%. Vale lembrar que o instituto costuma revisar seus próprios dados em divulgações seguintes.

Por sua vez, após a divulgação, o governo Lula tem uma expectativa maior de expansão. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou em “mais de 3% de crescimento”.

“O PIB surpreendeu positivamente. Ele cresceu, e o mercado estava esperando uma retração. Tivemos um PIB positivo, mas fraco. Com os cortes nas taxas de juros, nós esperamos que nós fechemos o PIB em mais de 3% de crescimento e esperamos um crescimento na faixa de 2,5% no ano que vem”, disse o chefe da pasta.

Inflação recua

Além disso, o relatório do BC também apurou queda na projeção de inflação ao final deste ano, com alta de 4,51%. Na semana anterior, a estimativa era de 4,54%.

Caso esse número se concretize, o indicador ficará dentro do nível perseguido pelo governo. Para 2023, o centro da meta é de 3,5%, mas há margem de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo (intervalo de 1,75% para 4,75%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *