Economia do Rio cresce acima da média nacional
Assim como diversos outros estados brasileiros, a economia do Rio de Janeiro passou por um período complicado durante a pandemia provocada pela Covid-19. Só que agora em 2023 o estado vive uma nova realidade, com sinais de recuperação. É o que apontam os dados de uma análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC).
De acordo com o levantamento realizado em setembro deste ano, a economia do Rio de Janeiro registrou novamente crescimento, agora de 1,55%, em relação a agosto na série livre de efeitos sazonais, enquanto o dado nacional caiu 0,06%.
O desempenho foi positivo na comparação interanual, apresentando crescimento de 6,38% frente a setembro de 2022. De acordo com o IFec RJ, o índice no estado acumula variação de 4,76% em 2023, e de 5,14% nos últimos 12 meses, mais que o dobro do observado no país.
“O Rio de Janeiro tem se destacado positivamente no setor de serviços, com crescimento de 1,9% em setembro. Assim, espera-se que a atividade econômica se mantenha resiliente nos próximos meses, na comparação com o ano passado, impulsionada pelo crescimento da renda real do trabalhador e das melhores condições no mercado de crédito”, analisa o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.
Foto: Alexandre Macieira | Riotur