Reunião no Palácio Guanabara define criação da APL da Cachaça e do Queijo do Vale do Café
O Palácio Guanabara sediou, no dia 19 de setembro, uma importante reunião para a região do Vale do Café: a volta do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça e a criação do APL do Queijo Artesanal.
Na Secretaria de Desenvolvimento do Estado, o secretário Vinícius Farah e a subsecretária Marina Esteves receberam o superintendente da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique; o assessor especial da Setur-RJ, Wanderson Farias; o assessor institucional da Universidade de Vassouras, Hamilton Moss; a diretora do Convention Bureau, Chris Drux, o diretor da TurisRio, Pablo Kling, o representante do Ministério da Agricultura, Celso Merola e os empresários Rodrigo Du Vale (Rota do Queijo – Valença/Vale do Café) e Fábio Karan (Cachaça Karan).
No encontro, o secretário Vinicius Farah reiterou o apoio para o crescimento do Vale do Café e apresentou medidas sólidas como a Linha de crédito especial da AgeRio que está sendo criada para ajudar os produtores de café, cachaça e queijo.
Ficou definido também o trabalho de Identificação Geográfica e o apoio de diversas instituições como as Secretarias de Turismo e Agricultura e o Ministério da Agricultura.
“Ficou definida a volta do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cachaça que começamos em 2019 com reuniões em Vassouras e no Vale do Café que foi interrompida com a pandemia. Vamos fazer um grande evento na Universidade de Vassouras para retomar o APL em grande estilo. O curso de Engenharia Química da Universidade também será um grande aliado nesse APL”, disse Wanderson Farias.
Outro tema foi o Arranjo Produtivo Local do Queijo Artesanal que surge principalmente do sucesso da Rota do Queijo. A comercialização certificada dos produtos em eventos como Abav e ExpoTurismo também esteve na pauta.
“Em seguida nos reunimos com o secretário Gustavo Tutuca que já apoia desde o inicio o APL do Café do Vale do Café e também apoia os novos APL que debatemos agora. Tutuca também incentiva a presença dos projetos de Cachaça e Queijo no Guia do Turismo Rural da Setur-RJ”, revelou Wanderson.
O próximo passo já tem data marcada. Em 25 de outubro na Universidade de Vassouras será realizada a reunião do APL da Cachaça junto com os produtores de queijo da região.
Momentos do encontro: