Aeroporto de Macaé conquista 1º lugar em prêmio da ANAC sobre aeroportos sustentáveis
Concessionária responsável pela administração dos aeroportos de Macaé, no Rio (RJ), e de Florianópolis, em Santa Catarina (SC), a Zurich Airport Brasil, do grupo suíço Zurich Airport, comemorou, nas últimas semanas, o 1º lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Para a empresa, o prêmio, que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação, reconhece o trabalho feito pela companhia nos aeroportos, que foram os mais bem avaliados em suas categorias.
Enquanto o Floripa Airport, na capital catarinense, ficou com o 1º lugar na categoria até 5 milhões de passageiros, o Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, venceu na categoria até 200 mil passageiros.
Entre os resultados que renderam a premiação ao Aeroporto de Macaé estão o consumo de 100% de energia de fontes renováveis, o desvio de aterro de 75% dos resíduos gerados, e uma economia de 10% no consumo de água.
A cerimônia de premiação, com o tema “Inovações Sustentáveis para o Futuro da Aviação”, aconteceu no dia 21 de junho, em Brasília, e divulgou empresas que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios da iniciativa SustentAr, do programa Aeroportos Sustentáveis, da ANAC.
Os números do programa Aeroportos Sustentáveis compõem o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), do Ministério da Infraestrutura, que verifica a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental da infraestrutura do setor de transportes no Brasil.
A empresa do grupo suíço reforça que, dos 7 itens avaliados no programa Aeroportos Sustentáveis, 4 são temas centrais desenvolvidos pela companhia, que tratam das gestões de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar.
“Nosso compromisso com o meio ambiente é genuíno. Por isso, temos programas pioneiros em aeroportos no Brasil, como osmose reversa, uso de drones, e o ‘software’ de mapeamento da pegada de carbono. O Prêmio Aeroportos Sustentáveis é uma iniciativa muito bem-vinda da ANAC para incentivar nossa indústria no caminho da sustentabilidade”, avaliou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.