Petrobras vai mudar estratégia para definir preço de combustíveis
Jean Paul Prates afirma que a estatal não deixará de seguir mercado externo
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, revelou em entrevista a imprensa que vai implementar uma nova estratégia comercial que substituirá a política de paridade de importação (PPI), adotada desde 2016.
Prates afirmou que a empresa reduzirá o preço dos combustíveis, mas sem se desvincular completamente do mercado externo.
Na busca por uma nova abordagem, Prates destacou a necessidade de se ‘libertar do dogma do PPI’ e buscar uma estratégia que valorize a autossuficiência e a competitividade da Petrobras.
Ainda sem fornecer os detalhes, o presidente prometeu que a empresa vai continuar obtendo lucro, mas ajustará os preços por refinaria e de acordo com o cliente.
A nova política comercial da Petrobras será anunciada em breve, colocando fim ao mistério sobre o assunto. “Não é política de governo”, afirma Prates. “É o que a Petrobras vai praticar como estratégia comercial respaldada nas vantagens competitivas de produzir e refinar no Brasil”, completa.
Preço dos combustíveis
O presidente da Petrobras enfatizou que o preço do combustível vai continuar sendo referenciado pelo mercado internacional, mas vai haver variações conforme a demanda e o destino da compra.
“Se você compra muito, faço um preço melhor”, disse. “Se compra para entregar no Porto de Santos é uma coisa, se compra para entregar no interior, é outra. Mas a Petrobras vai ser sempre a melhor opção de preço”.