Editorial

Segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SeTur), através do secretário Gustavo Tutuca, o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café chega à segunda edição e pretende fomentar ainda mais o turismo no Centro-Sul Fluminense entre os dias 16 a 24 de junho. 

Evento pioneiro na região, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, se tornou um case de sucesso em sua primeira edição. Com total suporte de Wanderson Farias, Assessor da SeTur, vice-presidente do Preservale e embaixador do turismo do Rio de Janeiro, o evento se solidifica mais uma vez, contando com a solidez da Light, Fecomércio, Universidade de Vassouras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

“É de extrema importância e relevância contarmos com o apoio da SeTur, mais ainda com o reconhecimento do secretário Gustavo Tutuca e do assessor especial Wanderson Farias, que entenderam o legado que começamos a deixar para o Vale do Café já na primeira edição, intensificando todos os setores, principalmente o turismo, a economia, a cultura e a educação. Graças a eles, realizamos reuniões importantes que nos abriram portas aos patrocinadores que abraçaram o Festival com a mesma determinação e na certeza de que, mais uma vez, será um sucesso”, destaca o idealizador e curador do Festival, Bruno Saglia.

Estrutura Profissional

O Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café conta com uma equipe direta que conta com mais de 40 profissionais, vindos de diversos estados e até do exterior.

Além desse staff, o evento abre espaço para a mão de obra local, a fim de movimentar também o setor.

“Entendemos que ninguém melhor que os moradores da região para estarem conosco nessa jornada. O Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, pretende seguir promovendo o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propondo ações culturais por meio palestras e debates, promovendo encontros com profissionais do setor, incentivando reflexões sobre os diferentes formatos e discutindo estratégias”, ressalta a diretora executiva e curadora do evento, Jane Saglia.

Caráter Internacional

Além de destacar uma programação que representa a essência da região, o evento terá mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa- metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

Além da mostra competitiva, o evento vai destacar uma mostra ainda mais especial e potente, com filmes que fazem parte do acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), através de uma programação exclusiva, contando com a presença de profissionais da indústria audiovisual.

Após o êxito da primeira edição, desta vez o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café superou o próprio recorde de filmes inscritos, com 492 produções nacionais, representantes de todas as regiões brasileiras.

Além disso, ressaltando a relevância do evento, a segunda edição ganha posicionamento internacional, através das conexões com o Los Angeles Brazilian Film Festival (Labriff), considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos, e com o Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa, (Festin), um festival de cinema centrado em produções lusófonas, anualmente realizado no cinema São Jorge, em Lisboa.

A exemplo da primeira edição, o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, conta com uma programação de produções da Globo Filmes e destaca um cronograma exclusivo para estudantes e professores da região.

Desta vez, o evento contará com lançamento mundial de filmes, o que promete gratas surpresas.

Muito além dos filmes

Embora a exibição da variedade de produções seja a estrela do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, Bruno e Jane Saglia fizeram questão de promover ações paralelas, em todos os meios.

A rede de artesanato do Vale do Café, por exemplo, já está se preparando produzindo produtos temáticos, inspirados no Festival. A lembrancinha do evento está garantida!

O público terá ainda a oportunidade de conferir uma programação totalmente interativa e inclusiva, com Podcast, Talk Show, e muitas surpresas ao longo do evento.

Desde a noite de abertura até o desfecho, com a premiação, profissionais do Canal Like, estarão presentes, destacando uma cobertura especial, assim como jornalistas e fotógrafos dos principais veículos de imprensa de todo o país.

A convidativa cidade de Vassouras ainda brindará o público com uma Feira de Carros Antigos, no dia 18 de junho, um deleite para todas as idades e gostos, na estação ferroviária.

Durante o Festival haverá ainda um concurso de vitrines temáticas, que fez sucesso na primeira edição. Lojistas da cidade vão decorar suas vitrines com motivos cinematográficos e u júri especialíssimo vai escolher os melhores.

A rede gastronômica não ficará de fora e mais uma vez vai preparar menus inspirados nos filmes e no cinema, fazendo com que que estiver na cidade durante o evento, possa desfrutar de uma gastronomia única e temática.

Painéis, debates e palestras com renomados profissionais da indústria audiovisual brasileira também poderão ser apreciados no Centro Cultural Cazuza e na Sala Carlos Vereza.

Vale ressaltar que os museus, os espaços culturais, as fazendas históricas e tudo o que a região tem para oferecer, estará à disposição do público durante o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.

Premiação

Mais uma vez, o Troféu Paulo José, vai homenagear um grande nome do cinema nacional, na noite de abertura do Festival. Desta vez, contudo, a emoção também promete ficar a cargo do Troféu Marco Capute, uma homenagem especial para um projeto de educação cidade de Vassouras.

Um júri especializado, capacitado, com nomes relevantes e importantes no audiovisual nacional e internacional, vai se encarregar de escolher os vencedores do cobiçado Grão de Ouro, conferido aos destaques nas categorias do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.

A Tecnopuc Tecna, incentivando ainda mais o evento, vai contemplar os destaques com R$ 40mil em serviços. Vale ressaltar que este ano novas categorias serão agraciadas.

A segunda edição vai ressaltar ainda o “Prêmio de Acessibilidade”, oferecido pela Zênite Studios. Será concedido à produção que apresentar, em seu argumento, a maior abordagem de inclusão social.

Se a primeira edição “causou”, desta vez a expectativa ainda é maior, principalmente para a noite de premiação promete impactar e emocionar com apresentações musicais, homenagens, muita tecnologia e a entrega do Troféu Severino Sombra.

Vale ressaltar que a Cardume Curtas (plataforma brasileira de streaming de curtas-metragens), chega para somar nesta edição do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.

Todos os vencedores na categoria de Curta-metragem Ficção Brasileiro, Animação, Documentário, Regional, farão parte do catálogo exclusivo da plataforma.

Mais uma vez o Festival promete impactar visualmente, e com a presença de artistas que passarão pelo tapete vermelho.

A exemplo da primeira edição, o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, está sendo preparado para receber toda família, proporcionando a todos uma viagem ao universo da sétima arte.

“Nossa expectativa e desejo é de que todos tenham uma experiência única, que vivam a magia do cinema, que mergulhem nas oportunidades que o audiovisual proporciona. Eu e Jane somos muito gratos à SeTuur por todo apoio e suporte para que pudéssemos estar de volta com um evento ainda mais potente e grandioso”, finaliza Bruno Saglia.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *