Turismo Rural no Vale do Café é incentivado com Programa de Formação e parcerias
Com o objetivo de habilitar o produtor rural na atividade econômica do turismo, o SENAR Rio em parceria com a Secretaria de Turismo e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, Sebrae, Preservale e Vale do Café Convention & Visitors Bureau realiza o Programa de Formação em Turismo Rural nos municípios do Vale do Café, no Sul do Estado.
Sem alterar o ambiente social e cultural, o Programa de Formação em Turismo Rural amplia o olhar sobre as possibilidades a serem desenvolvidas nas propriedades rurais e contribui para o sucesso e desenvolvimento de toda a comunidade rural com a diversificação das atividades produtivas a se integrarem a este importante e promissor mercado do turismo.
O programa será realizado nos municípios do sul do estado do Rio de Janeiro entre os meses de abril e novembro de 2023 e abrangerá as cidades do Vale do Café: Barra do Pirai, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Valença e Vassouras e o município de Resende.
O Programa de Formação em Turismo Rural é uma iniciativa importante para o desenvolvimento econômico e social da região, que tem um grande potencial turístico ainda pouco explorado.
Com a realização do Programa nos municípios do sul do Estado, espera-se contribuir para a valorização do turismo rural como uma atividade econômica viável e sustentável, que pode trazer benefícios para toda a comunidade rural e promover o desenvolvimento local.
A formação é composta por dois núcleos: o básico e o específico e é realizada em formato híbrido, combinando estudo na plataforma do SENAR Rio (clique aqui) e momentos presenciais em aulas que permitem aos participantes contextualizar os conhecimentos adquiridos. Com três momentos presenciais, realizados em propriedades rurais.
Mozart Valle, instrutor do curso, reforçou sobre o formato das aulas que serão ofertadas e a importância de incentivar o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio cultural e natural da região “O laboratório prático oferecido no curso permite que os alunos visualizem a atividade turística e passem a acreditar no potencial de suas propriedades ou da comunidade para desenvolver a atividade. São as oportunidades que existem e que não são vistas que procuramos revelar com a atividade”, disse.
As inscrições podem ser realizadas na Plataforma EAD do SENAR Rio: (clique aqui).
Para mais informações sobre o Programa de Formação em Turismo Rural, entre em contato com o SENAR Rio: (21) 99220 4708 ou ead@senar-rio.com.br
Fonte: ASCOM SENAR Rio