Wanderson Farias se despede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras
À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras desde 2019, Wanderson Farias deixou o cargo. “Acredito que cumpri minha missão e estou pronto para um novo ciclo. Foi um período produtivo. Criamos projetos e programas importantes e reposicionamos o turismo vassourense. Esse trabalho só foi possível com o apoio do prefeito Severino Dias, a quem agradeço de forma especial; com a dedicação da minha equipe e com as parcerias que firmamos com órgãos e entidades como Setur-RJ, Embratur, Fecomércio, Sicomércio, Setur-DF e muitos outros”, disse Wanderson, que é presidente do Conselho de Turismo de Vassouras, Embaixador do Turismo do Estado e membro do Conselhor Diretor da UniVassouras.
Em balanço realizado sobre seu período na Sedet, Wanderson destaca as parcerias que resultaram na criação de mão de obra qualificada para atender o turismo do Vale do Café; a geração de empregos e renda por meio do crescimento do setor; e a realização de grandes eventos na cidade.
“Tudo isso foi possível porque não perdemos tempo. Tão logo a pandemia chegou, seguimos com trabalho interno que preparou a cidade, inclusive com reconhecimento do Prêmio Cieth. O empenho na promoção do município também foi reconhecido com a vitória no prêmio Yedda Maria Teixeira”, lembrou Wanderson.
Além do prefeito Severino Dias, o ex-secretário destacou o apoio do trade turístico, da população, da Universidade de Vassouras e dos órgãos e entidades que colaboraram para o fortalecimento de Vassouras. “Sem parceiros que confiem na seriedade do trabalho, é praticamente impossível conquistar tudo o que conquistamos. Agradeço a cada pessoa que direta ou indiretamente está ligada ao êxito do setor turístico vassourense e do Vale do Café”, disse Wanderson.
Ao longo dos últimos anos, Vassouras marcou presença nos mais importantes eventos de Turismo do país. Além de todas as edições dos encontros comerciais O Rio é de vocês e O Rio continua lindo e perto, promovidos pela Setur-RJ, a cidade foi destaque em feiras como ABAV, WTM; Festuris,Festival Cataratas e ExpoTurismo.
“Seguramente, 2022 foi nosso ano mais bem-sucedido em termos de promoção do turismo. Divulgamos Vassouras de Norte a Sul do país. Cabe ressaltar a positiva parceria com Ministério do Turismo e Embratur, que levou o nome da cidade e do Vale do Café para o exterior. Também agradeço aos presidentes do Sicomércio e da Fecomércio, Marcos Torres e Antônio Florêncio, grandes parceiros; ao deputado e secretário Gustavo Tutuca, sempre atento e dedicado a Vassouras e região; e ao ex-secretário Sávio Neves, que fez um grande trabalho à frente da Setur-RJ”, disse Wanderson, ressaltando a importância do trabalho de sinalização turística, que, além da Setur-RJ, contou com participação da K-Infra.
Wanderson também ressaltou a união do Vale do Café, em especial por meio do Arranjo Produtivo Local do Café, projeto que ganhou grande proporção e vem reinserindo a produção de café na região.
“Acredito que deixo a Sedet estruturada, com programas consolidados. O primeiro Plano Municipal de Turismo é uma das conquistas que prometem manter o ritmo de crescimento do setor. O Artesanato também chegou a um novo patamar, valorizando os profissionais que tanto trabalham na criação de trabalhos manuais que refletem a importância da cidade e da região”, finalizou Wanderson, que agora parte para um novo desafio no segmento turístico.