Ibovespa registra alta com a inflação fechando em queda
O dólar terminou o dia com baixa na cotação
Principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o Ibovespa encerrou o pregão em alta nesta terça-feira, (10). No encerramento das negociações, o indicador fechou cotado em quase 111 mil pontos: alta de 1,5%. Por sua vez, o dólar encerrou o dia com baixa de 1%, caindo para R$ 5,20.
No mercado financeiro, algumas das principais ações do Ibovespa também fecharam em alta. Entre elas, os papéis de Petrobras (quase 1%, para PETR4, e 0,5%, para PETR3). O mesmo ocorreu com a Vale, que teve ganhos de cerca de 1%.
A elevação do Ibovespa ocorreu em meio à divulgação dos resultados da inflação do ano no Brasil. A variação do custo de vida em 2022 fechou em 5,8%. O número é calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O indicador é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com esse resultado, a inflação anual do Brasil de 2022 ficou abaixo da elevação do custo de vida em países como a Alemanha. No caso germânico, a alta dos preços ao consumidor subiu quase 10% em 2022, de acordo com os dados do Eurostat — o departamento de estatísticas da União Europeia.