Editorial

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras faz balanço de 2022

Após receber prêmios em 2021 e reconhecimento como um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, Vassouras começou 2022 com projetos para manter o crescimento do turismo aliado ao desenvolvimento.

A Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), focou na geração de empregos e na conquista de turistas de outras partes do país em 2022.

Embaixador do Turismo do Estado, presidente do Conselho de Turismo de Vassouras e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias fez uma análise do ano que se encerra e projeções para 2023. “O trabalho de geração de emprego e renda é sempre uma das prioridades da gestão do prefeito Severino Dias. Vassouras teve um ano bem-sucedido neste quesito e muito se deve ao reposicionamento do setor turístico”, disse o secretário.

Novo Patamar

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Vassouras passou a sediar grandes eventos ainda em 2021, mas foi neste ano que a primeira edição do esperado Festival de Cinema aconteceu e movimentou a cidade e a região.

“A Prefeitura, por meio da Sedet, não mediu esforços para colaborar com os organizadores Bruno e Jane Saglia. Após a ampla divulgação do Festival de Cinema de Vassouras, um grande público e nomes celebrados da cultura prestigiaram a programação que incluiu palestras, exibição de filmes, homenagens e a entrega do Grão de Ouro”, disse Wanderson, lembrando que o evento ainda teve desdobramentos, como participação em edições do projeto “Inverno Tô no Rio”, da Setur-RJ, e parceria com a Fundação CSN.

“Acredito que o Festival de Cinema de Vassouras veio coroar o novo patamar que nossa cidade alcançou com muito trabalho e estabelecimento de parcerias fundamentais. É essencial destacar a visão do Marco Capute em construir o Centro de Convenções, espaço perfeito para este e outros grandes eventos. Nunca é demais agradecer a parceria da Universidade de Vassouras em tantos projetos”, pontuou o secretário.

Ao longo do ano, o calendário vassourense foi repleto de outros eventos de diversos portes, como o 2º Encontro de Ferromodelismo, o 1º Encontro de Numismática e o IC Week Vale do Café

“Todos os eventos são especiais e geram frutos. O IC Week, por exemplo, tem o potencial de promover a movimentação de toda uma cadeia produtiva no setor de casamentos, que é um dos mais sólidos e rentáveis da economia”, destaca Wanderson, lembrando que o ano ainda reserva outros eventos. “O Encontro de Carros Antigos chega à segunda edição em dezembro, mês em que o grupo Relíquias Veículos Antigos celebra um ano da inauguração de sua sede no bairro Madruga. A expectativa é reunir não só mais público, mas também mais colecionadores neste ano”, disse o secretário.

Presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio; Secretário Wanderson Farias e o deputado Estadual Gustavo Tutuca

Promoção

Durante 2022, Vassouras marcou presença nos mais importantes eventos de Turismo do país. Além de todas as edições dos encontros comerciais O Rio é de vocês e O Rio continua lindo e perto, promovidos pela Setur-RJ, a cidade foi destaque em feiras como ABAV, WTM; Festuris,Festival Cataratas e ExpoTurismo.

“Seguramente foi nosso ano mais bem-sucedido em termos de promoção do turismo. Divulgamos Vassouras de Norte a Sul do país. Cabe ressaltar a positiva parceria com Ministério do Turismo e Embratur, que levou o nome da cidade e do Vale do Café para o exterior. Agradeço ao Ministro Carlos Brito e ao presidente da Embratur Silvio Nascimento, grandes parceiros no reposicionamento do nosso setor turístico”, disse Wanderson.

E completou, “Também agradeço e destaco a importância do prefeito Severino Dias, que acredita e apoia as nossas ações da Sedet; dos presidentes do Sicomércio e da Fecomércio, Marcos Torres e Antônio Florêncio, grandes parceiros; do deputado e ex-secretário Gustavo Tutuca, sempre atento e dedicado a Vassouras e região; e do secretário Sávio Neves, que faz um grande trabalho à frente da pasta”.

Projetos Consolidados

O ano que chega ao fim também comprovou o sucesso de projetos criados pela Sedet, como o Corredor Turístico Cultural e o Vassouras Amiga do Pet, e outros realizados através de parcerias, como o Turismo Cidadão e o Turismo Cívico Pedagógico.

“A conexão do turismo com a Secretaria de Educação significa um avanço na valorização do patrimônio e dos atrativos vassourenses”, disse Wanderson, que também ressaltou a parceria positiva com a Câmara Municipal. “É simbólico para nosso turismo que a Sala de Exposições Marianna Crioula e o Centro de Atendimento ao Turista estejam localizados no palacete da Câmara, que também recebe visitantes regularmente em razão de sua importância histórica”, pontuou o secretário.

Projeto que une desenvolvimento e turismo, o Arranjo Produtivo Local do Café do Vale do Café foi lançado em Vassouras e segue uma trajetória de sucesso, com reuniões realizadas periodicamente em diversas cidades da região.

Organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e apoiado por entidades e órgãos como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras, o APL já rendeu frutos como um novo produto lançado em novembro.

“O Kafé Vassourense é um grande exemplo da importância de incentivar a produção de café no Vale”, destacou Wanderson, que agradeceu ao vice-presidente do Instituto Preservale, Nestor Rocha, e ao vice-presidente da Ascarj, Paulo Roberto dos Santos.

“Referência na produção de um café campeão na Fazenda Florença, Paulo Roberto é figura fundamental no sucesso do APL. Já Nestor, além do estímulo ao turismo com a Fazenda São Luiz da Boa Sorte e o pioneiro Museu do Café, promoveu recentemente o Replanta Vale, fórum que abre novas possibilidades para o plantio consciente do café na região”, completou.

Wanderson pontuou, ainda, que outro setor fundamental na cidade é o Artesanato.  “A Feira do Artesanato e as lojas que vendem os mais diversos itens feitos a mão em Vassouras são um grande orgulho para nós. O talento e o empenho dos artesãos e artesãs são reconhecidos não só pela Prefeitura, mas pelo Governo do Estado, através de projetos da Setur-RJ, e outros órgãos”, disse o secretário, lembrando das parcerias como Sebrae, por exemplo, na oferta de oficinas e palestras.

“Além dos profissionais do Artesanato, fizemos uma grande movimentação para qualificação de mão de obra relacionada ao turismo. Com Senac, formamos garçons camareiras, recepcionistas e barmans; enquanto com o Senai, colocamos no mercado assistentes de Operações em Logística, assistentes de Controle de Qualidade e assistentes Administrativos. Já em parceria com o Cieth, formamos novos guias de turismo”, elencou o secretário.

O futuro

O ano se aproxima do fim e uma nova perspectiva se abre para Vassouras com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 512/22, de autoria do Executivo, que constitui o Plano Municipal de Turismo para o período de 2023 a 2026.

Instrumento que vai nortear todas as decisões, execução de programas, gestão e desenvolvimento de atividades turísticas na cidade, o plano aprovado no final de novembro também é parte essencial para a inclusão de Vassouras nas políticas públicas que permitam o repasse de recursos estaduais e federais.

“Importante registrar o grande papel dos vereadores de Vassouras, que aprovaram por unanimidade o primeiro Plano Municipal de Turismo do município. Agradeço a todos que contribuíram para a elaboração desse projeto, em especial os membros do Conselho Municipal de Turismo; a Câmara, na pessoa do presidente José Maria Capute e da Comissão de Turismo composta pelos Vereadores Victor Setaro, Matheus Mereciano e Diney Gomes; e da Universidade de Vassouras, através do professor Ângelo Monteiro”, disse Wanderson.

Também em novembro, dois lançamentos prometem contribuir com o segmento turístico: o APP de Turismo, desenvolvido por meio de parceria entre Sedet e Universidade de Vassouras; e Roteiro de Turismo Rural do Sebrae, que também teve a colaboração da Sedet.

“O grande trabalho de sinalização turística, iniciado na gestão Tutuca, vai facilitar muito a experiência dos turistas a partir do roteiro do Sebrae que valoriza nossas áreas rurais. Além de consolidar Vassouras e Vale do Café, as placas de sinalização indicam fazendas e outras propriedades rurais”, pontuou Wanderson.

E finalizou: “As perspectivas para os próximos anos são as melhores. Vassouras tem muitos atrativos e potenciais a serem explorados, tendo em vista a riqueza de sua história, cultura e patrimônio. Aproveito para agradecer ao Ronaldo Cezar Coelho, que além de toda contribuição de anos com a cidade e a região, agora está construindo o Museu Vila de Vassouras, que será um marco para o Estado do Rio em 2023″.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *