Editorial

Projeto ‘Visita nas Fazendas’ leva moradores de Vassouras para a Mulungu Vermelho

No feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Vassouras realizou mais uma edição do projeto ‘Visita nas Fazendas’, que leva gratuitamente os moradores da cidade para conhecer as Fazendas Históricas do Vale do Café. A propriedade visitada desta vez foi a Mulungu Vermelho.

A origem do nome está na árvore encontrada em abundância na região e que costuma florescer no mês de setembro, atingindo até 15 metros de altura. Construída em 1831, na primeira fase do café no Vale do Paraíba, a sede da Mulungu tem fachada com um conjunto de seis janelas.

Quatro delas pertencem ao salão de estar e as duas restantes, à antiga capela. Com pouco tempo de lavoura, a propriedade tornou-se uma das mais prósperas da região, com produção de aproximadamente 280 mil pés de café.

A propriedade foi adquirida por Simone Marques Pio da Fonseca em 1988. Entre os destaques da visitação, está o lavadouro de café remanescente do século 19, com as características originais da época de sua construção.

“Foi uma visita muito especial, já que a Mulungu é uma propriedade de relevância inquestionável para a história do Vale do Café e nosso turismo. A Prefeitura proporcionar aos munícipes experiências como esta é fundamental”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias.

Lançado em 2019, o ‘Visita nas Fazendas’ levou um grande número de moradores para propriedades como São Fernando, Santa Eufrásia, São Luiz da Boa Sorte, Cachoeira Grande e São Roque.

Interrompido com a chegada da pandemia de Covid-19, o programa teve uma edição especial no ano passado e retornou definitivamente em 2022. A Mulungu Vermelho foi a nona fazenda visitada neste ano. “O ‘Visita nas Fazendas’ é uma das ações mais importantes do nosso turismo, porque torna acessível aos munícipes conheceram as belezas históricas da nossa região”, destacou o prefeito Severino .

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *