Macaé

Dados da Firjan apontam Macaé e Campos entre as 5 cidades que mais geraram empregos no Estado em 2022

A Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) divulgou, nesta segunda-feira, 1 de agosto, mais uma parcial da geração de empregos nas 92 cidades do Estado segundo a sua plataforma Retratos Regionais.

Com saldo de quase 8 mil novas vagas de empregos com carteira assinada, Macaé e Campos dos Goytacazes fecharam o 1º semestre entre as 5 cidades do Estado que mais abriram vagas, respectivamente em 3º e 5º lugar, com destaque para o setor de Indústria e Construção (com 4.760 novas vagas) e o setor de Serviços (+3.334).

“Os dados mostram a importância de nossas principais vocações, e refletem um crescimento com relação ao mesmo período do ano passado. Mostra também o reflexo das obras de infraestrutura e de energia que já começam a acontecer em nossa região, de modo que nos dá boas perspectivas para o restante do ano”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

No semestre, Macaé registrou 4.091 novas vagas, representando 18% a mais do que no mesmo período do ano passado, enquanto Campos registrou 3.796, um aumento de 7%, sendo que, em Macaé, o destaque foi para o setor de Indústria e Construção (+2.340), enquanto em Campos, foi para o setor de Serviços (+1.685).

De acordo com a Firjan, em Macaé, a atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural foi a que mais abriu postos de trabalho (+697), enquanto, em Campos, foi o cultivo de cana-de-açúcar (+639).

São João da Barra foi o 3º maior contratante da região (+1.174), principalmente por conta da Indústria e Construção (+859), com destaque também para a o setor de obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações (+487), por conta da construção da nova termelétrica GNA II, no Porto do Açu.

Segundo a Firjan, mesmo com os saldos negativos de Quissamã (-13) e Cardoso Moreira (-21), o total de vagas abertas no Norte Fluminense chega a 9.763, maior do que em 2021, quando foram geradas 9.258.

Em análise feita pela Firjan, no 1º semestre de 2022, o Estado do Rio criou 104.144 novas vagas formais de trabalho, mostrando um avanço significativo no mercado de trabalho fluminense frente ao 1º semestre de 2021, cujo saldo fora de 67 mil vagas, representando mais 55% de aumento em 1 ano.

Os destaques foram para os setores de Serviços (+76.771), impulsionado pelos segmentos de Educação e Alimentação; da Indústria (+34.634), graças às indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública; e de Agropecuária (+1.641); com menção negativa para o Comércio (-8.903), que acumula saldo negativo no 1º semestre do ano.

Dentro do setor industrial do Estado do Rio, a Construção Civil (+20.286) se destaca como o maior responsável pelas contratações nesse início de 2022, sendo responsável por cerca de 6 em cada 10 novos postos formais de trabalho abertos no Estado, apresentando saldo positivo nos 6 primeiros meses do ano.

“Desse modo, somente no primeiro semestre deste ano, o segmento já registrou saldo maior que o acumulado em todo o ano de 2021”, ressalta a Firjan.

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do governo federal.

Em Macaé, a prefeitura detalha que a nova demanda de contratações foi registrada pela indústria offshore, setor de serviços e construção civil, reforçando o cenário positivo do mercado de trabalho na cidade.

“Identificamos, nesta nova etapa da economia da cidade, a influência direta dos investimentos no desenvolvimento de projetos ligados ao segmento de óleo, gás e energia, que representa a principal vocação de Macaé. A expectativa é que mais postos de trabalho sejam criados ao longo do ano, o que gera oportunidade para a mão de obra qualificada da nossa cidade”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *