Cursos Técnicos a Distância da Firjan SENAI serão lançados em agosto com 189 vagas para o Sul Fluminense
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançam a partir de 24 de agosto, pelo sistema Firjan SENAI, uma série de cursos técnicos no formato híbrido de Educação a Distância (EaD).
Serão oferecidas mais de 1 mil vagas em 12 cursos técnicos em EaD nas 19 unidades do estado do Rio. Na Região Sul Fluminense os cursos disponíveis, para 189 vagas são: Automação Industrial; Eletrotécnica; Logística e Mecatrônica, oferecidos nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Resende. A capacitação contará com aulas online, material estruturado para estudo, exercícios e simuladores. As aulas práticas ocorrerão em 2021.
De acordo com o gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, Edson Melo, a prioridade é investir na qualidade da formação dos alunos para um mundo que se torna cada vez mais tecnológico.
“Com a pandemia, muitas restrições foram impostas a pessoas e instituições, destacando a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto e com o foco na formação do aluno, a Firjan SENAI mergulhou nos processos de aprendizagem do modelo EaD. A sociedade precisará de profissionais cada vez mais capacitados em relação às tendências da indústria do futuro e da transformação digital”, disse.
Com exceção dos títulos de Automação Industrial, Redes de Computadores e Logística, os demais cursos são inéditos na instituição no formato EaD, destacando-se os Mecatrônica, Manutenção e Suporte em Informática e Manutenção Automotiva. Os cursos de Automação Industrial e Mecânica, são os que têm o maior número de vagas: 200 e 219, respectivamente.
Ainda segundo Melo, a certificação de um curso em EaD é a mesma daqueles no formato presencial. “A formação contempla as mesmas competências profissionais, desenvolvidas de forma inovadora e em nada deve aos cursos presenciais. Além disso, a adoção de recursos digitais na educação, favorece um maior engajamento dos alunos, que contam com simuladores, games, realidade aumentada, animações, vídeos, livros digitais, entre outros. O objetivo é sempre facilitar o entendimento do assunto abordado, muitas vezes ampliando particularidades que no presencial não seria possível aprofundar”, conclui Melo.