Emprego

Construção civil impulsiona criação de emprego formal no Brasil

Nos primeiros cinco meses do ano, o setor já gerou 155.500 novos postos de trabalho, um aumento de 6,74%

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês de maio apontam 35.445 novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil e mostram boa parte desse número são de pessoas trabalhando na construção civil.

Esse foi melhor desempenho registrado pelo mercado de trabalho formal do setor desde fevereiro de 2022. Quando os números criados foram de 39.200 novos empregos.

Nos primeiros cinco meses do ano, o setor da construção já gerou 155.500 novos postos de trabalho. Somente em 2022, o número de trabalhadores no setor já registrou um aumento de 6,74%.

Segundo o presidente da Câmara Brasileira de Indústria da Construção, José Carlos Martins, o saldo de novas vagas geradas na construção civil em maio foi maior desde fevereiro, mas a perdas foram sentidas em 2021.

O segmento de obras de infraestrutura também registrou resultado positivo, mas em menor patamar, foram criadas 8.562 novas vagas de trabalho.

Uma construtora responsável por uma obra em Guarulhos, na grande São Paulo, vai entregar até o final do ano 680 apartamentos de dois quartos, mas teve que abrir contratação de pessoas, 45 novos funcionários foram contratados de janeiro a junho deste ano, um crescimento de 18%.

A CEO da construtora, Cecília Cavazzani, sabe que o período não vinha sendo favorável por causa da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, os empreiteiros, de um modo geral, já fazem um pensando no cenário negativo.

“A gente vai ajustando o orçamento e refazendo esses cálculos mês a mês e já faz uma projeção um pouco pessimista do cenário para que, se a gente for surpreendido de uma forma boa, a gente possa continuar gerando emprego e lançando apartamentos”, explica.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *