Editorial

Vassouras e Setur-RJ lançam Turismo Religioso Católico

Gostou? Compartilhe essa matéria!

A Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do RJ, lançam nesta segunda-feira (27), durante o Workshop Turismo RJ + Perto Vassouras – Vale do Café, o roteiro do Turismo Religioso Católico.

A rota inclui locais históricos e emblemáticos de Vassouras, como a Matriz Nossa Senhora da Conceição, que abriga o Museu de Arte Sacra, e o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, onde estão sepulturas de pessoas célebres, como a do Barão de Itambé, considerava uma das mais monumentais construídas no século 19.

O grande destaque, no entanto, é o túmulo de Monsenhor Rios, que morreu em 1875. Meses após a morte do vigário que defendia as pessoas escravizadas, uma misteriosa flor com cheiro de carne brotou na cabeceira do seu túmulo.

Desde então, todo ano, próximo ao Dia de Finados, a misteriosa Flor de Carne desabrocha. Ao lado da lápide, chamam a atenção as inúmeras placas de agradecimento a milagres que o Monsenhor Rios teria realizado.

“O Turismo Religioso cresce cada vez mais e Vassouras é uma cidade repleta de símbolos católicos relevantes e que merecem ser visitados não apenas por fiéis da religião, mas todas as pessoas, já que ajudam a contar a história”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, que destacou a importante colaboração da Irmandade Nossa Senhora da Conceição por meio do Padre José Antônio.

Wanderson, que fará o lançamento do projeto ao lado de outras autoridades como o deputado estadual Gustavo Tutuca, membro da Comissão de Turismo da Alerj, também ressaltou outro aspecto.

“Com a formalização do Turismo Religioso, Vassouras vai poder participar das inúmeras Feiras desse segmento, atraindo mais turistas que vão conhecer a história da região e colaborar com a movimentação da economia”, disse o secretário.

O Workshop em que será lançado o projeto começa às 14h no Centro Cultural Cazuza. Antes, às 13h30, a exposição “A Arte Religiosa no Vale do Café”, com obras de Paulo Roberto dos Santos, será inaugurada na Sala Marianna Crioula, localizada na Câmara Municipal de Vassouras.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *