Editorial

Biocombustível em escala semi piloto é produzido na Univassouras

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Produção é feita a partir do óleo de fritura

A primeira aplicação do biodiesel produzido pelos alunos de Engenharia Química da Universidade de Vassouras aconteceu no dia 15 de junho de 2022. A adição do biocombustível foi realizada no caminhão de coleta seletiva da Prefeitura de Vassouras, que rodará com uma mistura de 5% do biodiesel, adicionados ao óleo diesel convencional – chamado de B5.

“O projeto biocombustível já é uma prática comum no curso de Engenharia Química nas aulas, em projetos de pesquisa e em capacitações dos professores da rede fundamental e médio do município de Vassouras, porém, desenvolvido apenas em escala de bancada. Sem dúvidas, o investimento e a aquisição desta unidade melhoraram muito a qualificação dos nossos alunos que futuramente irão atuar nestes processos produtivos e em diferentes indústrias, além de ser mais uma opção de estágio para eles”, declarou a coordenadora do curso de Engenharia Química, profa. Cristiane Siqueira

Para o aluno Erick Waack “a planta semi piloto aproxima mais o aluno do que seria um processo químico industrial, além do tempo de atividades na unidade contribuírem para o aperfeiçoamento do trabalho em equipe, do senso de responsabilidade, nos cuidados com a segurança, já que estamos trabalhando com produtos inflamáveis. Toda essa experiência nos traz mais confiança e preparo para entrarmos no mercado de trabalho.”

O biodiesel foi produzido a partir do óleo de fritura, cedido pela Prefeitura de Vassouras, e dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo. Parabéns a todos os nossos alunos e professores do Curso de Engenharia Química por este momento tão importante para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da proteção ao Meio Ambiente. 

A coordenação do curso de Engenharia Química agradece à Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural pelo apoio em colocar em prática o projeto e a Cesbra Biodiesel pelo suporte técnico. Também aos presentes ao evento:  Reitor da Univassouras, Marco Antonio Soares, o Assessor Coorporativo da Presidência da Fusve, Hamilton Moss e o Pró-reitor de Ciências Humanas e Tecnológicas, Bruno Lemos e representantes da Prefeitura Municipal de Vassouras: vice-prefeita Rosi Silva e Secretário de Meio Ambiente Danilo Pereira.

Agradecimentos, em especial, ao Presidente da Fundação Severino Sombra, Marco Capute, que apoiou o investimento para a aquisição dessa planta semi piloto. Além da unidade de biocombustível o presidente também apoiou a aquisição de uma coluna de destilação, modernizando assim os laboratórios de Engenharia Química.

 


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *