Campanha estadual incentiva o comércio a atrair clientes
O Dia dos Pais promete estimular as vendas no setor varejista com soluções criativas e promocionais
O Sebrae Rio juntamente com o Sistema Fecomércio RJ promovem a campanha estadual de incentivo aos pequenos negócios do setor de comércio varejista. A iniciativa conjunta dá ênfase ao planejamento e a elaboração de soluções criativas e promocionais para atrair e fidelizar clientes.
O foco principal para dar início a campanha, é o Dia dos Pais. Celebrado no dia 9 de agosto, é considerada a segunda data comemorativa a ser fomentada pela iniciativa e impactando diretamente no aumento das vendas no cenário atual.
A campanha começa na segunda (27) e vai até sexta-feira, 31 de julho, com a realização diversos talks. A programação irá contar com uma “imersão digital” e será direcionada para empreendedores, microempresários, comerciantes, administradores, estudantes, entre outros.
Serão diversos temas apresentados, entre eles: Como perder menos dinheiro e aumentar a lucratividade; Como unir vendas físicas e digitais no varejo?; Como aumentar a venda no Dia dos Pais, através da retomada segura das atividades das lojas de rua?, entre outros.
As inscrições estão abertas no endereço eletrônico: https://loja.rj.sebrae.com.br/loja/ . Segundo a gerente de Projetos do Sebrae Rio, Ana Lucia Lima, é difícil saber como a economia e os negócios irão se comportar daqui pra frente.
“Não há como prever esse novo normal, mas para apoiar os pequenos negócios, o Sebrae Rio e o Sistema Fecomércio RJ pensaram nesta campanha conjunta porque, apesar do distanciamento, o consumidor tem mantido os hábitos de consumos ligados às datas comemorativas. Isso foi percebido com o aumento sazonal de determinadas categorias e o varejista deve estar atendo as datas que estão por vir. O empresário deve procurar inovar em seu processo de gestão para conseguir manter o faturamento em nível compatível com as despesas, minimamente”, ressaltou a gerente.
Já do dia 3 a 7 de agosto, o Senac RJ investirá em oficinas, vídeos e e-books com o passo a passo de atividades de bem-estar, gestão, audiovisual e gastronomia para agradar pais e filhos.
A programação que será um complemento da campanha estadual, também apresenta diversos temas, entre eles: Dicas sobre finanças pessoais e automassagem; Como fazer fotos incríveis usando o celular; Como preparar hambúrgueres gourmet; drinks com cerveja e harmonização de vinhos. A programação estará disponível nos perfis do Senac RJ e nas redes socais da entidade.
“A intenção é auxiliar os comerciantes na recuperação econômica durante o período de retomada do setor. Nosso objetivo é estimular o consumo, com toda a segurança e promover ações que visam o bem-estar das famílias”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antônio Florêncio de Queiroz Junior.
A partir do dia 3 de agosto, o Sesc RJ também disponibilizará em suas plataformas digitais (site e redes sociais), ações para complementar a campanha, como plano de incentivo, entre elas estão: Educação; Cultura; Lazer; Saúde e Esportes, que são as áreas de atuação da entidade.
Atualmente, a micro e pequena empresa representa 90% da quantidade de empresas no país e no Estado do Rio de Janeiro, são 92% de estabelecimentos. Os pequenos negócios sendo responsáveis por 54% dos empregos gerados com carteira assinada no Brasil e por 51%, no estado do Rio.
A iniciativa conjunta do Sebrae Rio e do Sistema Fecomércio RJ visa alavancar as vendas nas principais datas do varejo durante o segundo semestre, para fortalecer os empresários o comércio e sensibilizar os consumidores sobre a importância dos pequenos negócios que estão à sua volta.