Editorial

BC anuncia novo site para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos

Não será mais possível consultar esses valores por meio do site da autoridade monetária

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (07), que criará um novo site na internet para que as pessoas possam fazer consultas sobre recursos ‘esquecidos’ em instituições bancárias.

A página entrará no ar no dia 14 de fevereiro. Não será mais possível consultar esses valores por meio do site do BC.

Ainda de acordo com a instituição, os valores ‘esquecidos’ nos bancos serão devolvidos a partir do dia 7 de março.

Para acessar o sistema de consultas, é necessário preencher um cadastro pelo site Acesso, no seguinte endereço: (clique aqui), ou pelo aplicativo Gov.br

O serviço havia entrado em operação no dia 24 de janeiro e, devido ao alto número de acessos, houve grande instabilidade nas páginas do BC. No dia 25, o serviço foi suspenso temporariamente.

Segundo o BC, no dia do lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR), a quantidade de acessos ao site foi 20 vezes maior do que em um dia de alto volume ou 50 vezes maior do que em um dia normal.

Apesar do ‘apagão’, a autoridade monetária informou que 79 mil cidadãos conseguiram acessar o SVR. Foram feitas 8,5 mil solicitações de devolução de recursos, totalizando R$ 900 mil.

A consulta aos valores esquecidos será feita em duas fases. O BC calcula que há R$ 3,9 bilhões em valores ‘esquecidos’ nas instituições financeiras nessa primeira etapa, de 28 milhões de CPFs e CNPJs.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *