Editorial

Sebrae dá dicas para empreendedor aproveitar a volta dos clientes às ruas neste Natal

Maior desafio será atender às expectativas do novo consumidor, mais acostumado com a fluidez e segurança dos canais digitais, aponta especialista do Sebrae Ênio Pinto

A vontade de viver novamente experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de auto recompensa pelos danos trazidos pela pandemia, devem contribuir para a volta dos consumidores às ruas neste Natal.

No entanto, depois de quase dois anos de restrições de circulação por causa da pandemia da Covid-19, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, analisa que o maior desafio para os empreendedores no atendimento presencial será atender às expectativas dos clientes que já estão mais acostumados com a fluidez e segurança do mundo digital.

“Vivemos agora o chamado mundo ‘phygital’, que é a fusão do mundo físico e digital e os clientes cada vez mais vão exigir uma experiência positiva, tanto no seu canal de venda digital quanto no seu canal presencial”, explicou o especialista.

Segundo ele, o atendimento presencial deve ser visto como empreendedor com um ponto de ‘calor’ com o cliente, onde é possível criar um ambiente mais encantador para as compras do Natal, explorando todos os cinco sentidos: visão; audição; olfato; paladar e tato.

“A experiência natalina, por si só, é relevante e favorável para atrair os clientes no presencial. Então, é hora de aproveitar para caprichar na decoração, na organização da loja e no atendimento, sem esquecer dos protocolos de higiene, evitando aglomeração”, ressaltou.

Para ajudar os donos de pequenos negócios na preparação das vendas do Natal deste ano, o especialista do Sebrae destacou algumas dicas para os empreendedores.

A seguir, algumas delas: Transforme a loja física na embaixada da sua marca; Tenha um time que seja mais do que vendedores; Proporcione uma jornada fluida de compras para o seu cliente; Ofereça produtos e serviços que também transmitam uma experiência positiva; Integre os seus canais de venda presenciais e digitais.

“Hoje vivemos a era da experiência e na loja física a chance de proporcionar esse encantamento é muito maior. Por isso, aproveite os cinco sentidos para criar uma atmosfera positiva que seja o reflexo da sua marca. Dê uma atenção especial ao seu time de colaboradores, como comissões diferenciadas, premiações para metas e um bom treinamento. Pense em como deixar o seu cliente mais seguro e confortável dentro da sua loja”, destacou.

Ênio também faz uma observação sobre a entrada do digital nas compras dos clientes. “A transformação digital é um dos legados da pandemia e o mercado digital tornou-se uma realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos. Muitos clientes também vou recorrer ao presencial apenas para fechar as vendas”, concluiu o especialista.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *