Ação em conjunto alia informação sobre saneamento e diversão
Força-tarefa formada por secretarias municipais e BRK busca incentivar a ligação à rede de esgoto e ainda o conhecimento desde a infância
Macaé está passando por uma ampliação do sistema para coleta e tratamento de esgoto. São obras que trazem mais qualidade de vida e saúde, mas que, para o adequado recolhimento e tratamento, depende de uma parceria entre poder público, concessionária e a população.
Isso porque após a instalação da estrutura, é necessário que os moradores liguem suas propriedades à rede pública. Do contrário, ocorrências que geram grandes transtornos, como vazamentos, podem ocorrer.
Para que a população saiba quanto e como pode se ligar à rede instalada, uma força tarefa foi formada pela BRK, Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento.
Além de estar percorrendo alguns bairros e informando aos moradores que o sistema de coleta e tratamento de esgoto está pronto para receber a instalação da rede residencial e o prazo para que a interligação seja realizada, um evento especial foi preparado para o mês de dezembro.
O objetivo é colaborar na formação de cidadãos mais conscientes, abordando a importância do saneamento básico desde a infância, com brincadeiras e interatividade.
Para isso, na próxima sexta-feira (3), a partir das 8h, na Feira da Praia do Pecado (Beco das Artes), temas como o papel do saneamento na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde, farão parte de jogos lúdicos, que mostram que o aprendizado sobre o tratamento de esgoto pode ser muito divertido.
Com direito a uma ‘Corrida do Meio Ambiente’, em que as crianças são as peças principais, e o jogo da memória ‘Vilões do Esgoto’, os pequenos vão poder interagir com curiosos personagens como ‘Bete Cotonete’, ‘Bolinha Óleo de Cozinha’, ‘Durval Fio Dental’ e ‘João Algodão’.
“Sem dúvida a educação e a conscientização são fundamentais para que o ciclo do saneamento básico funcione efetivamente. O objetivo é que, cada vez mais, sejam observadas melhoras com relação à coleta e ao tratamento de esgoto na cidade. E os bons resultados deste trabalho são frutos de um esforço conjunto”, explica o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.
Para o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, as ações realizadas em conjunto com os outros órgãos da Prefeitura e BRK, têm contribuído para a ampliação da destinação ambientalmente adequada dos esgotos sanitários no município.
“A conscientização da população e a ligação das residências à rede de coleta de esgotos, com encaminhamento para o tratamento, são essenciais para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos, como as nossas praias, os rios e a Lagoa de Imboassica”, ressalta Juninho Luna.