Estado do Rio

Votorantim Cimentos fecha parceria com Nexway e economiza energia na produção de materiais de construção

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção, fez parceria com a Nexway Eficiência para reduzir o consumo anual de energia em sua fábrica, localizada em Cantagalo, no Rio de Janeiro

A Votorantim Cimentos aderiu um projeto desenvolvido e implantado pela empresa de eficiência energética do Grupo Comerc Energia, Nexway Eficiência, que promete reduzir em 5.900 MWh o consumo anual de energia da contratante.

O projeto foi desenvolvido após um estudo detalhado, que resultou em 55% de redução do consumo de energia de alguns equipamentos e em 6% de redução energética em toda a unidade.

Para isso, foram considerados os gastos de energia e os equipamentos utilizados no local, além da substituição de parte dos motores em atividade por modelos mais recentes e eficientes e da instalação de um novo transformador e de novos painéis elétricos.

Fábrica no RJ torna-se ecologicamente mais sustentável

Com esse plano, a fábrica de Cantagalo torna-se ainda mais ecologicamente sustentável, visto que a unidade terá uma redução de emissões prevista de 1.680 toneladas de CO2, conforme projeção realizada pela Nexway.

“A implantação de um projeto de eficiência energética sob medida como esse proporciona redução no consumo de energia da unidade e maior confiabilidade no processo produtivo, uma vez que equipamentos mais modernos tem menos paradas não programadas. Sem falar nos custos com manutenção corretiva, que também são reduzidos”, afirma o diretor executivo da Nexway Eficiência, Marcel Haratz.

Haratz ainda destaca que ao reduzir o desperdício e otimizar o consumo de energia, a economia é garantida. “E, por meio da eficiência energética, ainda é possível reduzir a pegada de carbono, contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente”, completa o diretor executivo.

A Votorantim Cimentos tem como prioridade projetos de eficiência em todos os locais em que opera. Recentemente, na fábrica de Cantagalo, a companhia investiu em modernizar os equipamentos que realizam coprocessamento, que é um método que permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, que tem por consequência a redução do uso de recursos naturais não renováveis, os quais são diretamente ligados à emissão de CO2.

Concomitantemente a esse projeto, a Nexway doará, aproximadamente, 1000 mudas de árvores que serão plantadas na Floresta Nexway, em parceria com a Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da holding Votorantim S.A., que é responsável pela administração do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *