Editorial

APL do Café encerra etapa 2021 com a 5ª edição em Volta Redonda

Gostou? Compartilhe essa matéria!

“Acredito que fechamos com chave de ouro a etapa 2021 do APL do Café”, essa foi a frase do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, que marcou a última edição deste ano do projeto que teve a 5ª reunião técnica em Volta Redonda, realizada na última sexta-feira, (19).

O projeto que foi lançado em Vassouras e idealizado pelo secretário Wanderson Farias, tem o objetivo de unir a região em torno da produção do café e valorizar a tradicional bebida, como um ativo turístico.

Realizado na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, o evento reuniu autoridades, empresários e especialistas. “A adesão de tantos municípios em pouco tempo superou as expectativas que tínhamos no lançamento do projeto”, completou Wanderson, que festejou o sucesso do projeto.

Além dos quatro painéis, o encontro contou com a exposição de artesanato ‘Conheça o Arigó’ e a ‘Cafés e o Vale’, também diversas mostras, entre elas, a do ‘Café Favorito”, de Volta Redonda; Rei de Judá, de Pinheiral; Florença, de Valença; Mata Atlântica, de Miguel Pereira; Chácara Modelo, de Vassouras e as participações de representantes do Vassouras Café Escola, de Fazendas Históricas e do Museu do Café.

A abertura da 5ª reunião ficou por conta do secretário de Desenvolvimento e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré. Na sequência, o presidente da Emater, Marcelo Costa, conduziu a primeira palestra falando do ‘Selo Café’.

Dando prosseguimento, a especialista do Café Favorito, Adriana Oliveira, apresentou o tema ‘Expertise no Beneficiamento de Café’. Já o coordenador do curso de Engenharia de Agronegócio da UFF, Bernardo Costa, comandou o painel ‘Tendências para o Consumo de Café’.

A última palestra ficou no comando do produtor, proprietário da Fazenda Florença e vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), Paulo Roberto dos Santos, com o tema ‘O Café da Fazenda Florença: Café e Turismo’.

Várias outras participações abrilhantaram o evento, entre elas, a do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Daniel Santa Cruz e do coordenador Estadual de Agronegócio do Sebrae-RJ, Marcos Augusto Cerqueira de Vasconcellos.

Estiveram também presentes, a diretora-executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, Luciana Delamare; a coordenadora regional do Sebrae, Paola Tenchini e o deputado federal Antonio Furtado, entre outros.

Na oportunidade o secretário Wanderson Farias e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, expondo produtos como Café e Cachaça e folders que fala sobre o município

O Arranjo Produtivo Local (APL) é organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e tem o apoio de entidades e órgãos como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras.

O público presente ao econtro, prestigiando a 5ª APL do Café do Vale do Café na Biblioteca Municipal Raul de Leoni em Volta Redonda

 


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *