Editorial

APL do Café encerra etapa 2021 com a 5ª edição em Volta Redonda

“Acredito que fechamos com chave de ouro a etapa 2021 do APL do Café”, essa foi a frase do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, que marcou a última edição deste ano do projeto que teve a 5ª reunião técnica em Volta Redonda, realizada na última sexta-feira, (19).

O projeto que foi lançado em Vassouras e idealizado pelo secretário Wanderson Farias, tem o objetivo de unir a região em torno da produção do café e valorizar a tradicional bebida, como um ativo turístico.

Realizado na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, o evento reuniu autoridades, empresários e especialistas. “A adesão de tantos municípios em pouco tempo superou as expectativas que tínhamos no lançamento do projeto”, completou Wanderson, que festejou o sucesso do projeto.

Além dos quatro painéis, o encontro contou com a exposição de artesanato ‘Conheça o Arigó’ e a ‘Cafés e o Vale’, também diversas mostras, entre elas, a do ‘Café Favorito”, de Volta Redonda; Rei de Judá, de Pinheiral; Florença, de Valença; Mata Atlântica, de Miguel Pereira; Chácara Modelo, de Vassouras e as participações de representantes do Vassouras Café Escola, de Fazendas Históricas e do Museu do Café.

A abertura da 5ª reunião ficou por conta do secretário de Desenvolvimento e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré. Na sequência, o presidente da Emater, Marcelo Costa, conduziu a primeira palestra falando do ‘Selo Café’.

Dando prosseguimento, a especialista do Café Favorito, Adriana Oliveira, apresentou o tema ‘Expertise no Beneficiamento de Café’. Já o coordenador do curso de Engenharia de Agronegócio da UFF, Bernardo Costa, comandou o painel ‘Tendências para o Consumo de Café’.

A última palestra ficou no comando do produtor, proprietário da Fazenda Florença e vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), Paulo Roberto dos Santos, com o tema ‘O Café da Fazenda Florença: Café e Turismo’.

Várias outras participações abrilhantaram o evento, entre elas, a do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Daniel Santa Cruz e do coordenador Estadual de Agronegócio do Sebrae-RJ, Marcos Augusto Cerqueira de Vasconcellos.

Estiveram também presentes, a diretora-executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, Luciana Delamare; a coordenadora regional do Sebrae, Paola Tenchini e o deputado federal Antonio Furtado, entre outros.

Na oportunidade o secretário Wanderson Farias e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, expondo produtos como Café e Cachaça e folders que fala sobre o município

O Arranjo Produtivo Local (APL) é organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e tem o apoio de entidades e órgãos como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras.

O público presente ao econtro, prestigiando a 5ª APL do Café do Vale do Café na Biblioteca Municipal Raul de Leoni em Volta Redonda

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *