Editorial

Está aberta a temporada de contratações no comércio de Barra Mansa

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, o setor empresarial de Barra Mansa, assim como em todo o Brasil, já vem se preparando para o principal período de vendas, com renovação de estoque, decoração das vitrines e, claro, com a contratação de novos funcionários para atender a alta demanda comum da época.

Com o avanço da vacinação, o pleno funcionamento do comércio e a retomada dos serviços trazem esperança não só para empresários como também para pessoas desempregadas, que sonham com uma oportunidade de trabalho.

“Apesar de o nosso setor ainda estar superando dificuldades e cauteloso, o empresário sabe que o final do ano é sempre um momento de aumento nas vendas e as empresas precisam estar preparadas para essa demanda que chega em nosso comércio na cidade. Esse é o momento de não somente vender, mas buscar clientes, gerar novamente o relacionamento com eles e fidelizar. A capacitação no atendimento fará toda a diferença nesse Natal”, acredita o presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos.

Para a entidade, as contratações de fim de ano representam uma oportunidade importante devido ao grande número de desempregados. Pesquisas nacionais apontam que, mesmo em caso de contratações temporárias, sempre existe a possibilidade da contratação se tornar efetiva e isso tem interferência nas expectativas de crescimento para as vendas e capacitação do profissional no exercício do trabalho.

Recente levantamento realizado em todas as regiões do país pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, estima que aproximadamente 105 mil vagas serão abertas no país até dezembro, número próximo ao de 2019, período pré-pandemia.

De acordo com a pesquisa, 69% dos empresários que pretendem contratar funcionários afirmam querer suprir a demanda que normalmente aumenta nesse período, uma redução de 19 pontos percentuais em relação a 2019, enquanto 14% preferem investir na qualidade dos serviços.

Considerando os empresários que já contrataram ou irão contratar funcionários para o fim do ano, a pesquisa mostra que pouco mais da metade (52%) pretende contratar mão de obra temporária, percentual que é igual ao de 2019 (52%).

A inclinação para contratações por tempo determinado é significativamente maior entre os empresários varejista (63%) do que do setor de serviços (41%).

Há uma grande variedade de cargos e funções, porém as mais demandadas pelas empresas serão: Vendedor (29%); Ajudante (23%) e Balconistas (14%).

A orientação é de que os interessados em uma vaga de trabalho temporária deixem currículos nas lojas que oferecem contratação e, também, no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que fica na Rua Dr. Mario Ramos, 145, no Centro de Barra Mansa.

 


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *