Vassouras participa do Festival de Turismo de Gramado
Cidade foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo
O Festival de Turismo de Gramado (FESTURIS), realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, reuniu profissionais do setor e autoridades de todo o país na cidade localizada no Rio Grande do Sul.
Vassouras foi representada no evento pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, que esteve na solenidade de abertura no Palácio dos Festivais.
Na ocasião participaram autoridades como o ministro do Turismo, Gilson Machado; o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo.
Secretário Wanderson apresenta ao ministro do Turismo, Gilson Machado, a história de Vassouras, sua cultura, belezas naturais e gastronomia, durante o Festival de Turismo de Gramado
Vassouras foi destaque no stand da Setur-RJ, cujo banner principal era ilustrado com uma foto da Praça Barão de Campo Belo e da Igreja Matriz. No local, as placas com QRCode elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, facilitaram o acesso às informações sobre o município.
Nos dias seguintes à cerimônia de abertura, o secretário apresentou o município para as agências de turismo nas rodadas de negócios, onde teve uma série de reuniões e também divulgou produtos vassourenses, como café e cachaça.
“O governo Severino Dias investe fortemente no turismo. A FESTURIS foi mais uma importante oportunidade para apresentar Vassouras a novos turistas e empresários, ampliando as possibilidades do município para atrair visitantes, parcerias e investimentos”, explicou Wanderson.
Na sexta-feira (5), o secretário esteve com o empresário, embaixador do turismo e apresentador do 50×1, Álvaro Garnero. Na foto o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, também participa da conversa
“Conversamos sobre a possibilidade de realizar uma matéria destacando Vassouras e o Vale do Café”, disse o secretário, que também alinhou com a representante da Revista ‘Brasilturis 40’, a divulgação dos atrativos turísticos do município na publicação.
No sábado (6), último dia do evento, Wanderson se reuniu com o prefeito de Canelas, Constantino Orsolis, para uma conversa sobre a evolução do turismo do município que é uma referência nacional.
“Acredito que precisamos fazer no Vale do Café o que acontece em Gramado, Canelas, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis”, opinou Wanderson, que na oportunidade alinhou com a secretaria de turismo de Canelas, a realização de um evento nacional da Anseditur no Centro de Convenções General Sombra, espaço da Universidade de Vassouras que vai receber os secretários de Turismo de todo o Brasil.
Wanderson ainda se encontrou com representantes da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR).
“Conversei com o diretor administrativo Milton Craveiro Júnior e com a presidente Leonora Horn Schneider sobre uma parceria com Vassouras”, contou o secretário, que terminou sua passagem pela cidade visitando o Museu do Festival de Cinema de Gramado.
O espaço é dedicado à memória do tradicional festival que tem quase 50 anos de história e ondo foi realizado o show de Diego Nogueira, promovido pela Setur-RJ e pela TurisRio, como parte do projeto ‘O Rio Continua Lindo. E Perto!’.
Wanderson com a representante da Revista ‘Brasilturis 40’, onde aproveitou para divulgar os atrativos turísticos de Vassouras e alinhar futuros eventos
“Vassouras vai realizar seu primeiro Festival de Cinema em maio de 2022. Conhecer a experiência do bem-sucedido e internacionalmente reconhecido evento realizado anualmente em Gramado é fundamental. Ao lado de Diogo Nogueira, aproveitei para ver de perto uma estatueta do Kikito, prêmio concedido no Festival desde 1973”, contou Wanderson.