ACIAP-VR sedia reunião e apresenta o novo comandante do 28º BPM e ações conjuntas entre órgãos municipais
A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (ACIAP-VR) sediou na última sexta-feira (5), na Sala Prata da entidade, uma reunião onde foi apresentado o novo comandante do 28º Batalhão da PM do município e ações conjuntas entre as Polícias Militar, Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC).
Na ocasião estavam presentes o presidente da ACIAP-VR, Luís Fernando Cardoso, que foi o anfitrião e também que conduziu a reunião, juntamente com os diretores da associação.
Também estiverem presentes o tenente coronel Souza que assumiu o comando do 28º Batalhão, no dia 10 de setembro de 2021. Além do secretário da SMAC, Munir Francisco, a srª. Rose Carvalho, que representou o Sicomércio de Volta Redonda e do agente da Guarda Municipal, Silvano.
Na reunião foi discutida várias ações para a segurança da cidade, onde inclui a circulação de pessoas, principalmente para o período de festas de fim de ano que se aproxima, onde é esperado um maior volume de circulação nas ruas do município.
O comandante Souza aproveitou para comentar dos números da segurança pública em Volta Redonda, onde falou de cálculos otimistas. “Temos índices de queda em roubos de carros e homicídios, mas em contrapartida, temos um maior número da população em situação de rua na cidade e com isso acontecem pequenos furtos que vem aumentando, principalmente no Vila Santa Cecília”, comentou.
Com relação a esses índices, o secretário da SMAC, Munir Francisco explicou que as equipes da secretaria, trabalham todos os dias no intuito de reduzir essa população da situação de rua.
“Fazemos o encaminhamento para os abrigos, onde é providenciado a retirada de documentos pessoais e quando se acha necessário, direcionamos as pessoas que moram em outras cidades para seus devidos lugares de origem. Também doamos roupas e as passagens para o retorno dessas pessoas, mas para isso é preciso que aceitem nossa ajuda. Mesmo com todas as dificuldades, nossas equipes trabalham todos os dias da semana para que possamos reduzir ao máximo essa situação”, ressaltou o secretário.
O presidente da ACIAP-VR, Luís Fernando, lembrou que ainda se atravessa uma pandemia. “E com o aumento da população de rua, temos que unir as entidades e poder público para juntos combatermos esse período difícil com ações que contemplem a todos os envolvidos”, disse.
Todas as sugestões foram colocadas em pauta e ficou decidido que no máximo em 15 dias, haverá por iniciativa do secretário Munir, uma próxima reunião na SMAC, com a presença de todos os órgãos envolvidos.
Onde será apresentado um plano de ação com as forças de segurança do Estado e do município para a maior confiança e segurança de toda a população.
Veja momentos da reunião: