Editorial

Vassouras participa do Rio Coffee Nation

A 2ª edição do Rio Coffee Nation, realizada no sábado (23) e no domingo (24), reuniu autoridades, consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro.

O Vale do Café esteve representado no evento, pois além dos palestrantes, o produtor e proprietário da Fazenda Florença, Paulo Roberto dos Santos e a diretora executiva do C&VB, Luciana Delamare, também marcaram presença o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias e a barista e empresária do Vassouras Café Escola, Rose Margareth.

“Uma honra representar a cidade e o prefeito Severino Dias neste grande evento onde aprendi mais sobre cafés especiais, troquei experiências com diversos produtores e alinhei novos projetos para nossa cidade”, disse o secretário.

Na oportunidade, Wanderson conversou com a criadora do Rio Coffee Nation, Martina d’Avila, sobre a possibilidade de realizar uma edição do evento no Vale do Café.

Vassouras e região vivem um período de maior valorização do café desde a realização do Fórum do Café do Vale do Café 2021. “Logo após o sucesso do Fórum veio o Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café, que está unindo os municípios e os produtores”, pontuou Wanderson.

No Coffee Nation, o presidente da Ascarj, Moacyr Carvalho, destacou o sucesso do APL, que já teve quatro reuniões técnicas em cidades diferentes.

No evento, Wanderson também tratou de detalhes da Expo Café Vassouras – Vale do Café, com Luiz Fernando de Oliveira e conversou com o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz e com a secretária de Cultura, Danielle Barros.

“Alinhei apoio do governo do Estado para nosso próximo evento voltado ao setor cafeeiro. Também iniciei contato com o responsável pelo Museu do Café de Santos, para estabelecer uma interessante parceria. O movimento iniciado com o Fórum do Café é muito positivo e deve ser mantido”, finalizou o secretário.

Participantes da 2ª edição do ‘Rio Coffee Nation’ na degustação dos cafés concorrentes, neste último final de semana na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro

O Concurso Nacional promovido durante o Rio Coffee Nation terminou com uma vitória para o Vale do Café. O café produzido por Paulo Roberto na Fazenda Florença, em Conservatória, ficou em terceiro lugar na categoria ‘Melhor Café Especial Torrado’.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *