Vassouras participa do Rio Coffee Nation
A 2ª edição do Rio Coffee Nation, realizada no sábado (23) e no domingo (24), reuniu autoridades, consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro.
O Vale do Café esteve representado no evento, pois além dos palestrantes, o produtor e proprietário da Fazenda Florença, Paulo Roberto dos Santos e a diretora executiva do C&VB, Luciana Delamare, também marcaram presença o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias e a barista e empresária do Vassouras Café Escola, Rose Margareth.
“Uma honra representar a cidade e o prefeito Severino Dias neste grande evento onde aprendi mais sobre cafés especiais, troquei experiências com diversos produtores e alinhei novos projetos para nossa cidade”, disse o secretário.
Na oportunidade, Wanderson conversou com a criadora do Rio Coffee Nation, Martina d’Avila, sobre a possibilidade de realizar uma edição do evento no Vale do Café.
Vassouras e região vivem um período de maior valorização do café desde a realização do Fórum do Café do Vale do Café 2021. “Logo após o sucesso do Fórum veio o Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café, que está unindo os municípios e os produtores”, pontuou Wanderson.
No Coffee Nation, o presidente da Ascarj, Moacyr Carvalho, destacou o sucesso do APL, que já teve quatro reuniões técnicas em cidades diferentes.
No evento, Wanderson também tratou de detalhes da Expo Café Vassouras – Vale do Café, com Luiz Fernando de Oliveira e conversou com o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz e com a secretária de Cultura, Danielle Barros.
“Alinhei apoio do governo do Estado para nosso próximo evento voltado ao setor cafeeiro. Também iniciei contato com o responsável pelo Museu do Café de Santos, para estabelecer uma interessante parceria. O movimento iniciado com o Fórum do Café é muito positivo e deve ser mantido”, finalizou o secretário.
Participantes da 2ª edição do ‘Rio Coffee Nation’ na degustação dos cafés concorrentes, neste último final de semana na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro
O Concurso Nacional promovido durante o Rio Coffee Nation terminou com uma vitória para o Vale do Café. O café produzido por Paulo Roberto na Fazenda Florença, em Conservatória, ficou em terceiro lugar na categoria ‘Melhor Café Especial Torrado’.