Estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis negocia com a Sete Brasil para retomar as obras nas sondas Urca e Frade
Negociação da Keppels diretamente com a Sete Brasil visa oficializar a retomada das obras nas sondas Urca e Frade no estaleiro Brasfels em Angra dos Reis-RJ
A semana encerra com uma ótima notícia para os profissionais da construção naval. Depois do fracasso das negociações com a Magni Partners, Keppel Corporation Limited inicia uma negociação com a Sete Brasil para adquirir as sondas semissubmersíveis Urca e Frade.
Ambas sondas estão com suas obras 92% e 70% de completação, respectivamente, mas que seguem no estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis a espera de um desfecho favorável para um repasse à Petrobras.
A retomada das obras já criou muitos empregos na região e oficializar o contrato ajudaria na recuperação do Brasfels e para a cidade de Angra dos Reis-RJ.
Os termos do acordo entre as subsidiárias da Keppels, Fernvale Pte Ltd. E a Fels Offshore Pte Ltd tem o mesmo valor ao ofertado pela Magni Partners (US$ 259.456.692,60) e colocaria um fim na novela de continuação das obras depois do imbróglio com a Magni Partners e o fundo Árabe Mubadala que tiveram as negociações paralisadas.
Pelo acordo o estaleiro Brasfels assumiria as sondas Urca e Frade e depois as repassaria à Petrobras, que já garantiu um contrato a uma taxa diária de US$ 299.000,00 para ambas e também para as drillships Arpoador e Guarapari, que estão no estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo.
A nova negociação aparece como uma última e concreta possibilidade de encerramento das obras e manutenção dos empregos que foram criados com sua retomada, depois que a lava jato apontou índices de irregularidades nos contratos e a Sete Brasil entrou em recuperação judicial.