Programa do Sebrae Rio visa acelerar negócios de alto impacto
Voltado para empresas que estão prontas para enfrentar o desafio de crescer e escalar, o Programa ‘ScaleUp Sebrae’ está com inscrições abertas. A iniciativa visa acelerar negócios de alto impacto que tenham sede do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site: (clique aqui).
O programa tem início em outubro e dura oito meses, com prazo de conclusão em maio de 2022. Vinte empresas serão selecionadas e para participar do processo seletivo é necessário possuir CNPJ ativo de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP); o modelo de negócio precisa ser escalável e inovador; ter tido crescimento de 20% no faturamento do ano, nos últimos três anos; e o empreendedor precisa ter um perfil voltado para o crescimento e à inovação.
ScaleUp Sebrae começou em 2016. Nesta época, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existiam no Brasil, aproximadamente 20 mil empresas de alto impacto, que ocupavam 2,7 milhões de pessoas assalariadas, o equivalente a 8,3% das pessoas ocupadas no país.
E de lá para cá, a necessidade de mudanças fez com que pequenos negócios já nascessem ambiciosos, com pensamento global, atentos às tendências tecnológicas e abertos à inovação. Esse perfil da empresa tem grande característica a gerar alto impacto.
O programa de aceleração apresenta resultados incríveis: juntas, as empresas participantes das turmas anteriores já registraram aumento de 200% em faturamento e geraram mais de 500 novos empregos. Os selecionados desta edição recebem um subsídio de 82% no valor do programa.
O Sebrae Rio inicia o ciclo 2021/22 do Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Aceleração de Negócios Internacionais em Bioeconomia, o ‘Prointer Bio’.
Podem participar empresas com base tecnológica que tenha como foco de atuação a transformação do conhecimento técnico em produto ou serviço, com aplicação no mercado e potencial de internacionalização em cinco áreas macro: agro (agrotech e foodtech); cosméticos; saúde (humana e animal); meio ambiente (energia, biomassa e bioprodutos); problemas globais.
As inscrições podem ser realizadas pelo site: (clique aqui). As empresas concorrentes no edital recebem 85% de subsídio do Sebrae e os critérios também podem ser observados no site.
São 30 vagas disponível no edital. As empresas selecionadas terão 14 meses de atividades coletivas e individuais, entre elas: oficinas e cursos; eventos de networking e negócios; mentorias; visitas técnicas; inteligência comercial através de informação qualificada, desenvolvida especialmente para as necessidades do grupo; promoção comercial através dos parceiros internacionais; eventos com convidados para troca de boas práticas e informação; consultorias pós cursos, consultoria de mapeamento tecnológico e outros temas personalizados de acordo com a necessidade de cada negócio.