Comércio de Volta Redonda será aberto nesta sexta-feira de feriado
Após longos dias de portas fechadas, lojas e departamentos comerciais, terão vendas reativadas
Com aproximadamente 10 mil estabelecimentos comerciais em Volta Redonda, sendo sete mil deles de vendas à varejo, os comerciantes e empresários do município apostam neste 17 de julho, feriado e aniversário da cidade, para voltarem com as vendas.
A maior parte do comércio se concentra na Avenida Amaral Peixoto no Centro, no Aterrado, Retiro, Vila Santa Cecília, Vila Mury, São João e Jardim Amália.
Lojas de vestuário, eletroeletrônicos, acessórios, perfumarias, livrarias, gastronomia, supermercados, farmácias, entre outros, somam a maior parte do comércio da cidade.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Volta Redonda (Sicomércio-VR), Jerônimo Pereira dos Santos, esse é um momento de resgate nas vendas.
“São 79 dias com o comércio fechado e será um alívio para os comerciantes com a volta das vendas à varejo. Acredito que desses sete mil estabelecimentos, 30% deles estarão com suas portas abertas neste feriado. É preciso salientar que os comerciantes irão avaliar o custo-benefício, por ser feriado o pagamento de hora extra chega a 100%. Mas acredito que mesmo assim, esse é um momento de pensar positivo e claro, com todas as medidas de prevenção à pandemia que estamos enfrentando”, disse.
A abertura em feriados está prevista em Convenção Coletiva de Trabalho, e também em Lei Municipal. “Respeitamos o Decreto de flexibilização de funcionamento do comércio durante a pandemia, além de seguir as medidas preventivas, como disponibilizar álcool em gel 70%, o uso obrigatório de máscara de proteção para clientes e funcionários e respeitar o distanciamento social”, completou Jerônimo.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Gilson de Castro, o setor entende que é necessário aproveitar a data para recuperar, mesmo que seja pouco, as perdas provocadas pele fechamento dos últimos meses.
“O comércio tem respeitado as medidas preventivas e vai estar aberto para atender a população com segurança. Um dia a mais funcionado, já é um alívio para recuperar o que os microempresários vêm perdendo com o fechamento de suas lojas”, salientou Castro.
O Sicomércio-VR informa que pela convenção, o horário de funcionamento neste feriado de 17 de julho será de 8h30 às 18h30, mas esse período fica a critério de cada empresa.