Estado do Rio

Pesquisa aponta que 65% dos empreendedores do estado do Rio apostam nas vendas digitais

A forma de consumo mudou no último ano. Antes uma tendência, a aposta no digital reforçou a importância de estratégias específicas para esses canais.

O Sebrae fez um novo levantamento e aponta que, no Estado do Rio de Janeiro, 65% dos empreendedores estão apostando nas vendas online por redes sociais, aplicativos ou internet. Em contrapartida, 35% disseram que não utilizam essas ferramentas para as vendas.

Mesmo com a aposta nos canais digitais, o estudo indica que o faturamento dos empreendedores, tanto no Brasil quanto no Rio de Janeiro, ainda é de um modelo híbrido, ou seja, presencial e online.

Dos pequenos negócios que apostaram nos canais digitais, 41% alegaram que as vendas online representaram até 25% de todo o faturamento da empresa.

Já 22% disseram que esse modelo já compõe de 25% até 50% do rendimento. Dez por cento explicaram que as vendas por meios digitais constituem de 51% até 75% da receita.

Dezenove por cento manifestaram que as vendas digitais correspondem mais de 75% da arrecadação do negócio.

“O empreendedor está descobrindo novas alternativas para manter seu faturamento e, neste contexto, a inovação passou a ser peça fundamental e um grande desafio, já que é preciso planejamento e uma reestruturação do negócio para que esses empreendedores possam se posicionar de forma diferenciada no mercado. A busca pelo conhecimento e reinvenção em tempos de crise é fundamental para a sobrevivência do negócio”, explica a analista do Sebrae Rio, Simone Moura.

Mesmo apostando na inovação e com vários planos, a pesquisa constatou que 59% ainda relatam dificuldades para manter o negócio. Para 21%, as mudanças impostas no período foram importantes para o negócio, 11% acham que o pior já passou e 9% seguem otimistas com as oportunidades que surgiram.

Para manter a empresa em atividade, 67% dos pequenos negócios funcionam com mudanças, 17% interromperam temporariamente a operação da empresa, 10% continuam funcionando da mesma forma e 5% encerraram suas atividades.

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *