Editorial

‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’ incentiva retomada dos setores de Hotelaria e Gastronomia em Valença, Vassouras e Rio das Flores

A jornada de relacionamento ‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’, promovida pelo Sicomércio Valença, Senac RJ e Sebrae Rio, realiza nova edição no dia 12 de julho, às 19h, desta vez com o objetivo de incentivar a retomada do turismo na região do Médio Paraíba.

Com o tema ‘Hotelaria e Gastronomia em tempos de pandemia: como se reposicionara no cenário atual’, o evento gratuito é voltado para pequenos e médios empresários de Valença, Vassouras e Rio das Flores e terá palestras com a Chef Embaixadora do Senac RJ, Teresa Corção e do coordenador de graduação em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo.

Ambos também irão oferecer mentorias individualizadas para os participantes. Para participar, as inscrições podem ser feitas através do link: (clique aqui).

Liderado pelo Sicomércio Valença, o ‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’ tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Rio de Mãos Dadas’, série de ações que visa incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este novo ano e ajude a superar o difícil 2020.

“Os empresários fluminenses dos setores de Hotelaria e Gastronomia, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, têm agora o grande desafio de se reinventarem em um contexto desafiador imposto pelas restrições dos novos protocolos sanitários e pela insegurança por parte dos clientes. O Rio de Mãos Dadas pelo Interior, uma parceria da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com os sindicatos e com o Sebrae Rio, tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebra Rio, Antônio Florêncio de Queiroz Junior.

Para o presidente do Sicomércio Valença, Marco Antônio Gonçalves Torres, o programa ‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’, vem atender à necessidade dos setores de gastronomia e hotelaria de encontrarem alternativas de desenvolvimento em um momento de limitações em meio a uma crise sanitária.

“A pandemia nos desafia diariamente a olhar os negócios da área de gastronomia e hotelaria sob novas perspectivas, pois o turismo e o comércio têm tudo a ver. Estamos diante de um cenário de transformação e bons resultados precisam acompanhar as mudanças. Acredito que esta iniciativa de trazer o Rio de Mãos Dadas aqui para o interior do estado, para a região do Médio Paraíba, irá permitir aos empresários locais um atendimento mais amplo de possibilidades para desenvolverem estratégias e planejamento eficientes”, disse Torres.

O encontro virtual irá abordar assuntos como a demanda reprimida devido às restrições sanitárias, o medo de viajar durante a pandemia e os protocolos que limitam o número de clientes em restaurantes, hotéis, transportes e equipamentos turísticos entre outros desafios que o setor enfrenta atualmente para a retomada do turismo doméstico.

Após as palestras, os especialistas Teresa Corção e Gustavo Araújo irão oferecer mentorias personalizadas para ajudar os empresários participantes a encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios.

Segundo a coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, pesquisas recentes apontam recuperação do setor, no entanto faz um alerta.

“Em nossa última pesquisa, 85,5% alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. O levantamento aponta ainda que a recuperação do setor de turismo será por etapas, sendo que os índices pré-Covid serão alcançados apenas em 2025. A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento as novas necessidades que serão implementadas como transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”, afirma Margareth.

Os 20 primeiros participantes, que se interessarem em receber mentoria individual gratuita para seus negócios com os especialistas, poderão se inscrever até o final do evento pela mesma plataforma Zoom.

Além das mentorias, o Senac RJ irá oferecer posteriormente na região, por meio do Sicomércio Valença, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

A iniciativa, lançada em março no município de Petrópolis, já teve edições em Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Três Rios, Volta Redonda, Itaperuna e Angra dos Reis.

Outras 18 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital. Serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *