Volta Redonda retoma projeto ‘Mulheres: Mãos à Obra’ em agosto
As equipes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), estiveram reunidas nesta terça-feira (29) no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, onde ficou acertada a retomada do projeto ‘Mulheres: Mãos à Obra’, lançado inicialmente em 2011.
Através de parceria entre a Smidh e a Fevre, o projeto tem o objetivo de oferecer cinco cursos gratuitos na área de construção civil para mulheres.
“Estamos resgatando importantes projetos para a população e esse, além de valorizar, vai ampliar as oportunidades para as mulheres ingressarem no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Neto.
Serão disponibilizados cursos profissionalizantes geridos pelo Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira (CQP), entre eles: Pedreiro; Eletricista predial; Bombeiro hidráulico; Acabamento e revestimento predial e Pintura.
O primeiro treinamento será o de pedreiro, com previsão de início para agosto, e cada curso dura aproximadamente três meses, com certificação emitida pela Fevre.
As participantes receberão vale-transporte e material. Uma aula inaugural está prevista para o dia 16 de julho, véspera do aniversário da cidade.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Glória Amorim, o projeto já qualificou 80 mulheres durante mandato anterior do prefeito Neto.
“Queremos levar a essas mulheres, a possibilidade de ter um rendimento mais rápido. Como a secretaria é de políticas públicas, a ideia é fazer essa política pública de igualdade de gênero. Dar autonomia, empoderar, elevar a autoestima da mulher”, explicou a secretária, acrescentando que as informações referentes às inscrições para participar do ‘Mulheres: Mãos à Obra’, serão divulgadas em breve.