Vassouras realiza Fórum do Café do Vale do Café com transmissão virtual
Com o tema ‘Oportunidades de Negócios e Perspectivas para a Produção de Café e para o Turismo na região’, acontece no dia 8 de julho, em Vassouras, o 1º Fórum do Café do Vale do Café.
Organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras (SEDET), o evento conta com apoio das Secretarias de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo de órgãos como TurisRio, Senac RJ, Sicomércio, Fecomércio RJ, Embratur, MAPA, Sebrae, Emater-Rio, Pesagro-Rio, CitVale, ABIH, Ascarj, Universidade de Vassouras e Preservale.
Com transmissão virtual e gratuita, o Fórum do Café será realizado na Câmara Municipal de Vassouras e terá seis painéis. Após a abertura, às 14h, a Emater Rio vai apresentar a primeira palestra, com o tema: “Os avanços tecnológicos na cafeicultura”.
Em seguida, o palestrante do Sebrae vai falar sobre “Os desafios encontrados na produção do café. No terceiro painel, “Financiamentos para a produção e negócios do café”, será apresentado em parceria por OCB-SICOOB Florença e AgeRio.
Na sequência, o produtor de café da Fazenda Florença, Paulo Roberto, vai falar sobre “As rotas do turismo de Café no RJ”. Já na quarta palestra, o tema será “Café e Gastronomia” e será apresentada por um profissional do Senac RJ.
Para terminar, às 15h55, MAPA e Ascarj se unem para apresentar o tema “Vantagens da adoção de indicação geográfica na cafeicultura fluminense”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, comentou os objetivos do Fórum.
“Queremos incentivar os produtores de café da região, especialmente os de pequeno porte que produzem cafés especiais. Mas o Fórum também será de grande relevância para o setor turístico, estimulando as fazendas históricas e seus atrativos, como o Museu do Café da São Luiz da Boa Sorte e projetos como o nosso ‘Caminhos do Café’, que destaca o pioneiro Vassouras Café Escola e a Chácara Modelo”, disse Wanderson.
Já o prefeito de Vassouras, Severino Dias, acredita que a primeira edição do Fórum do Vale do Café vai oferecer uma grande contribuição para o desenvolvimento do setor. “Por abordar temas importantes que serão apresentados e por proporcionar contatos que podem ser estabelecidos para novos empreendimentos, o Fórum será de extrema importância”, pontuou Severino.
As inscrições para o Fórum do Café do Vale do Café estão abertas e podem ser realizadas pelo link: (clique aqui).