Itatiaia celebra emancipação e tem o Turismo como um de seus maiores atrativos
Itatiaia completou 32 anos de emancipação nesta terça-feira, 01 de junho e tem hoje no Turismo um de seus maiores e principais atrativos. Localizada na extremidade Sul do Estado do Rio de Janeiro, a cidade conta com belezas naturais que conquista turistas do brasil e do mundo.
Aliás o turismo é o cartão-postal da cidade, onde se encontra atrativos como a Colônia Finlandesa em Penedo e o Parque Nacional, localizado na Serra da Mantiqueira.
Mesmo na pandemia, o setor segue fortalecido segundo a Secretaria de Turismo do município. “Itatiaia é uma cidade muito bonita e acolhedora e aqui dispomos de três polos turísticos, que são o Parque Nacional do Itatiaia, Penedo e Maromba e Maringá que contam com riquezas naturais e uma gastronomia incrível. Esses espaços não estão fechados, mas a visitação está sendo realizada de forma muito consciente, seguindo todas as regras do decreto vigente e obedecendo todas as normas sanitárias, orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, como uma forma também de proteger os nossos visitantes e a nossa população”, disse o secretário municipal de Turismo, Ítalo Rodrigues.
O secretário esclarece que são cumpridas regras no setor como taxa de ocupação para reservas em pousadas, hotéis ou similares limitadas em 50%, normas sanitárias, entre elas o uso de álcool em gel e a entrada apenas de turistas que comprovem reservas em hotéis, pousadas e restaurantes. “Também não é permitida a presença de pessoas nos espaços públicos a partir da meia noite e não são permitidas aglomerações e nem a permanência de pessoas em rios e cachoeiras”, completou.
Itatiaia é mundialmente conhecida pelo seu Parque Nacional do Itatiaia (PNI). A reserva ambiental é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criada em 1937, onde ficam as formações rochosas do Pico das Agulhas Negras com seus 2.800 metros de altitude no coração da Serra da Mantiqueira.
O PNI tem área de 30 mil hectares dividida em trechos fluminense e mineiro: cidades de Itatiaia-RJ; Itamonte, Alagoa e Boicana, em Minas Gerais. O parque tem como principais atrativos naturais as cachoeiras Itaporani, Véu de Noiva, Poronga, Cascata do Maromba, Lago Azul e do Rio Bonito; o mirante do Último Adeus e os picos das Prateleiras, Agulhas Negras e Três Picos. A reserva abriga ainda o Museu da Fauna e da Flora, hotéis, pousadas, orquidário e lojas de artesanato.