Editorial

Técnicos do programa estadual ‘Turismo Rural’ visitam Vassouras

Com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais do estado do Rio de Janeiro por meio de atividades turísticas, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ); a TurisRio; a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa); e o Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (Negef), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, se uniram para elaborar o programa ‘Turismo Rural RJ’.

A primeira das 12 regiões turísticas a receber as equipes envolvidas no projeto é o Vale do Café. Na última terça-feira (18), foi a vez de Vassouras receber esses profissionais, que se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias e fizeram o mapeamento do município.

Estavam presentes também o professor da UERF, Gláucio Marafon, o diretor de Marketing da TurisRio, Pablo Kling, outros membros da Setur/TurisRio e da equipe do professor, que fizeram visitas técnicas na Fazenda Cachoeira Grande, nos roteiros do Corredor Turístico Cultural e do Caminhos do Café e em outros atrativos.

“É uma iniciativa de extrema relevância. Foi muito satisfatório conversar com o professor Gláucio e os demais envolvidos no projeto, que estão empenhados em mapear os circuitos rurais para apoiar o turismo em 12 regiões do estado”, ressaltou Wanderson.

Após a finalização do mapeamento, o professor Gláucio e sua equipe irão apresentar imagens e mapas com localização por GPS de todos os circuitos em exposição apoiada pelo Fórum de Desenvolvimento da Alerj.

A partir desse material, as equipes da Setur/TurisRio vão preparar guias regionais de turismo rural e acrescentar inúmeras informações sobre produtos e serviços disponíveis.

Pablo Kling e outros colaboradores da Setur/TurisRio acompanham o professor Gláucio e sua equipe justamente para colaborar com esse levantamento que resultará nos guias completos. Segundo o diretor de Marketing da TurisRio, a ideia é fazer o lançamento de uma das 12 regiões por mês.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *