Firjan lança guia prático setorial da Lei Geral de Proteção de Dados
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) criou o Guia da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), elaborado para auxiliar o empresariado fluminense a se adequar à lei.
O guia, lançado no último dia 7 de maio, durante a live ‘Os desafios da LGPD para os setores produtivos’, é um legado do Grupo de Trabalho Empresarial LGPD da Firjan, coordenado por Rodrigo Santiago, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Michelin.
O guia prático, com 30 páginas e focado em 12 segmentos, utilizou a experiência setorial de grandes empresas, apresentadas em 13 lives da federação.
A publicação traz uma abordagem setorial, com exemplos práticos do dia a dia, diferente de tudo o que existe no mercado, ressaltou a diretora de Compliance e jurídico da Firjan, Gisela Gadelha. “A partir dessa abordagem prática e setorial, o guia pretende dar o suporte jurídico necessário na implantação da LGPD”, destacou.
Após ressaltar que a lei é importante e demanda priorização e fluidez, Santiago chamou a atenção para a importância da comunicação interna sobre os riscos e oportunidades do tema. Ele sugere “a criação da figura do embaixador nos departamentos das empresas para que as equipes possam fazer perguntas e disseminar essa cultura na organização, desmistificando o tema”.
Lembrando que a legislação está estruturada em dois grandes pilares: as normas que devem ser observadas e a segurança da informação. A adequação à LGPD se dá não só pela obrigação legal de todas as empresas.
A LGPD é um diferencial competitivo, reforçou a gerente de Integridade Corporativa da Firjan, Luana Pagani. “Hoje não se fecha negócio sem ter uma cláusula explorando a lei, a confidencialidade dos dados, a privacidade”, complementou.
Pagani destacou que o guia foi elaborado, principalmente, para a realidade das micro e pequenas empresas que não têm condição hoje de arcar com uma consultoria especializada.