Sebrae Rio abre 200 vagas de apoio ao empreendedorismo feminino
Exclusivo para mulheres empreendedoras, o Sebrae Rio lança a edição 2021 do Programa Sebrae Delas. São 140 vagas para quem é enquadrada como Microempreendedora Individual (MEI) e outras 60, para as donas de microempresas (ME). As inscrições vão até o dia 28 de abril, pela internet, no link: (clique aqui).
O Programa Sebrae Delas visa tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivo, por meio do suporte a gestão e melhoria das habilidades empreendedoras.
Serão disponibilizadas capacitações, encontros para formação de rede empresarial e consultorias, que contribuirão para o crescimento sustentável dos negócios, impactando positivamente a economia e o ecossistema do empreendedorismo feminino no Estado do Rio de Janeiro.
A coordenadora do Comunidade Sebrae, Carla Panisset, afirma que as mulheres empreendedoras já estão à frente de 1/3 dos negócios existentes no país.
“Elas contribuem para a geração de renda e emprego em suas famílias, bairros e comunidades e por isso, merecem um programa como o Sebrae Delas, que entende as necessidades específicas das mulheres empreendedoras, o que as torna potentes e em que elas precisam suporte”.
Com duração de até sete meses, a expectativa é que o projeto comece em maio e vá até dezembro de 2021, sendo priorizada a realização de atividades, de forma remota, em ambientes digitais.
Para os dois públicos, MEI e ME, serão oferecidas capacitações coletivas e consultorias individuais, além de sessões de negócios e encontros estaduais para fortalecimento de redes.
Entre os temas que serão abordados estão: “Inspiração e Empoderamento Feminino”; “Habilidades Comportamentais – Soft Skills”; “Planejamento Estratégico”; “Finanças” e “Marketing Digital”.
O Programa é subsidiado pelo Sebrae Rio, mas as empresas selecionadas deverão efetuar o pagamento de R$ 100 (MEI) e R$ 300 (ME). Os valores poderão ser parcelados em até 12 vezes, por meio de cartão de crédito.
No Estado do Rio de Janeiro, 37% dos negócios, por conta própria e empregador, são formados por mulheres empreendedoras (722 mil), 70% delas têm ensino médio ou superior completo e 20% estão na faixa etária de 35 até 44 anos. O estado concentra mais de 1,9 milhão de empreendedoras (Pnad-C / IBGE do 3º trimestre de 2020).
Desde sua criação, em 2019, o Programa já atendeu 747 mulheres, direta ou indiretamente e as capacitações ocasionaram aumento do faturamento e acesso a serviços financeiros para seus negócios.
Só no ano passado, as empresas participantes registraram um aumento de 10% no faturamento bruto, além do aperfeiçoamento de algum produto, serviço ou processo em 62% desses negócios.