Editorial

Sicomércio-VR e SEC firmam acordo para compensar feriados criados pelo Estado em Volta Redonda

Gostou? Compartilhe essa matéria!

O Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC), firmaram um acordo para garantir a abertura do comércio nos feriados criados pelo Governo do Estado.

Com esse acordo será permitido a inclusão dos três feriados extras no banco de horas, possibilitando a compensação em folgas ao invés do pagamento de 100% do valor da hora trabalhada. O aditivo foi incluído na Convenção Coletiva de Trabalho.

O banco de horas poderá ser usado para compensar os dias 26/03, 31/03 e 1º de abril, em até seis meses. Já os feriados de 21/04 (Tiradentes) e 23/04 (São Jorge), antecipados para os dias 29/03 e 30/03, respectivamente, deverão ter as horas 100% pagas.

As empresas que optarem pela compensação das horas deverão fazer a solicitação por escrito em três vias. O documento só terá validade se protocolado nos sindicatos laboral e patronal.

Segundo o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos, com o acordo, as empresas puderam abrir sem aumentar os custos que já estão altos durante a pandemia, principalmente com a queda no movimento nas lojas.

“Não cabe mais nenhum tipo de custo extra no orçamento apertado dos lojistas, principalmente para os micros e pequenos, que já lutam com muita dificuldade. A pandemia causou prejuízos incalculáveis, com fechamento por mais de 80 dias em 2020, onde muitas famílias perderam empregos e o poder de consumo, levando a queda nas vendas. Se tivessem que pagar hora em dobro, seria quase inviável o funcionamento de boa parte do comércio”, afirmou.

Jerônimo elogiou a decisão do presidente do SEC, Renato, em entender esse momento delicado causado pela pandemia. “Sabemos que é difícil também para o trabalhador, mas diante do cenário econômico atual, o acordo ajuda a manter empregos e ficamos gratos que essa negociação tenha sido positiva para ambos os lados”, acrescentou o presidente.

O Sicomércio-VR lembra que, os sábados, 27/03 e 03/04, não foram transformados em feriados, sendo dias normais de trabalho, sem incidência de hora 100% apenas com horário alterado de funcionamento, de 9h às 13h.

Já o feriado de Sexta-Feira Santa, dia 02/04, conta com pagamento de hora 100%, sendo facultativa a abertura do comércio, dentro do horário previsto pelo decreto municipal, que vai das 10h às 17h.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *