Editorial

Festival de cultura digital ‘Hacktudo’ além do entretenimento, visa futuros profissionais em robótica para a economia da região Sul Fluminense

O Hacktudo Sul Fluminense começa na próxima segunda-feira (22) e segue até 06 de março, recheado de atrações culturais e de entretenimento. A programação do festival de cultura digital, inclui o HackLab, que é um laboratório de ensino e criatividade onde serão realizadas oficinas de robótica, produção em 3D e programação. As atividades são gratuitas, 100% online e voltadas para a família.

O festival de cultura digital é também um incentivo para que cresça o interesse dos jovens pela robótica e novas tecnologias. O que irá proporcionar no futuro novas profissões no mercado de trabalho, trazendo com isso mais encomia para toda a região Sul Fluminense.

A semana será iniciada com a oficina ‘Programando robôs de Lego em linguagem G’, comandada pela Equipe Jaguar, grupo de robótica que reúne alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/Campus Volta Redonda (IFRJ-VR).

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, a equipe vai ensinar aos participantes noções básicas de programação utilizando a linguagem gráfica, chamada de linguagem G.

“A oficina é uma excelente oportunidade para crianças e jovens terem o primeiro contato com a robótica. Além de aprenderem um pouco sobre linguagem G, os participantes poderão programar robôs com testes reais feitos remotamente”, revelou o coordenador da Equipe Jaguar, Helton Sereno.

Já nos dias 24 e 25 de fevereiro, crianças de oito a dez anos poderão participar da oficina ‘Fábrica de Memes’, na qual usarão a linguagem de programação ‘Scratch’ para produzir seus próprios memes animados, desenvolvendo ao mesmo tempo a criatividade e o raciocínio lógico com muita diversão.

Encerrando o HackLab, a oficina ‘MINEWORLD: modelando micromundos em 3D’ acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro. Voltada para crianças com idade entre nove e doze anos, a atividade vai explorar a plataforma ‘Tinkercad’ para materializar ideias e personagens de maneira lúdica e criativa.

Responsável pelas oficinas infantis, a fundadora do LabInventa, Patrícia Nogueira, fala do entusiasmo em participar do HACKTUDO Sul Fluminense.

“Estamos muito empolgados em fazer parte dessa edição do festival. Nossa missão é inspirar inovação e criatividade, por meio do uso da tecnologia digital aliada à aprendizagem criativa e à cultura maker.

Convidamos as famílias a participarem de uma experiência baseada em narrativas repletas de diversão, significado, criatividade e aprendizagem”, afirmou Patrícia.

Todas as oficinas da HackLab serão online e gratuitas. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site (clique aqui). As vagas são limitadas.

Além do HackLab, a programação do HACKTUDO Sul Fluminense, conta com diversas atividades culturais, práticas e de entretenimento. Pela primeira vez, o festival de cultura digital será realizado fora da capital fluminense.

A programação completa do festival pode ser acessada no site (clique aqui) ou nas redes sociais usando o @hacktudofestival.

O HACKTUDO Sul Fluminense é realizado pela Araucária Agência Cultural e conta com patrocínio e parcerias de empresas que apostam nas propostas do projeto, entre elas a CSN Inova, Saint-Gobain, Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), Fundação CSN, M4U, além do apoio da comunidade Rio Sul Valley e da coprodução da Tr1vor.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *