Alimentação no verão: como manter a saúde em dias quentes
Na estação mais quente do ano, é necessário redobrar o cuidado com a saúde. O aumento da temperatura prejudica a circulação sanguínea e faz com que o corpo retenha mais líquido.
A boa notícia é que se pode garantir o bem-estar nessa época através de hábitos alimentares adequados, como a ingestão abundante de água e o consumo de alimentos leves.
A seguir, veja as dicas para manter uma alimentação saudável no verão, apesar do clima quente e da saída da rotina nas férias. Confira!
Abuse das saladas cruas
Para ter mais disposição, prefira alimentos nutritivos e ao mesmo tempo, refrescantes. Aumente o consumo de saladas cruas, que são ótimas fontes de vitaminas e fibras e evite acrescentar molhos com maionese e queijos cremosos, pois possuem alto valor calórico e grande quantidade de gordura.
É possível substituí-los por opções mais saudáveis e igualmente saborosas, a exemplo do azeite de oliva extra virgem e de ervas como manjericão, hortelã e alecrim.
Os vegetais, além de serem leves, repõem as vitaminas e sais minerais que perdemos com o suor.
Mesmo nos períodos de descanso, é preciso manter hábitos saudáveis. A alimentação no verão deve ser adequada às altas temperaturas. Na beira da praia, o melhor é evitar alguns lanches vendidos em quiosques, como salgados, pasteis e outras frituras, pois apresentam grande quantidade de gordura, sal e carboidratos refinados que são prejudiciais à saúde.
Se optar por comprar alimentos na orla, água de coco e biscoitos de polvilho são boas opções. Além disso, é recomendado substituir os sorvetes cremosos por picolé de frutas. Contudo, o ideal é levar alimentos de casa, como frutas de fácil manuseio e pouca manipulação, a exemplo da banana, pera, pêssego, ameixa e maçã.
Beber água é fundamental. Sucos também são ótimas alternativas, por serem fontes de vitaminas e minerais, além de refrescantes e ótimos para a hidratação. No caso de consumir bebida alcoólica, lembre-se de intercalar com água, pois o álcool provoca desidratação. E, claro, evite excessos.
Além disso, para manter o corpo hidratado, ajudar no bronzeamento e preservar a pele e os cabelos saudáveis, alguns alimentos podem contribuir. Confira as ótimas opções: manga; abacate; abacaxi; açaí; damasco; acerola; couve; cenoura; pepino; laranja; espinafre; pimentão; salsinha; abóbora; beterraba; peixes de água salgada; oleaginosas no geral, como amendoim, castanha do Pará, castanha de caju, nozes; cereais integrais; aveia e a quinoa.
Estabeleça uma rotina de alimentação no verão e coma somente quando sentir fome. Consumir pequenas porções mais vezes durante o dia é o ideal.
Evite também as frituras, carnes gordas, salgadinhos, biscoitos recheados e sanduíches com maionese ou molhos gordurosos. Por serem ricos em gordura e calorias, dificultam a digestão, podendo ocasionar mal estar e desconforto. Como sempre, açúcar e sal devem ser utilizados com moderação, especialmente este último, que contribui para a retenção de líquidos.
Dê preferência aos grãos integrais, pois contêm mais fibras, contribuindo para a saciedade mais prolongada e mantendo o fluxo de energia constante. Alimentos como linhaça, germe de trigo, chia e gergelim têm grande concentração de fibras, que promovem uma boa digestão e garantem o funcionamento da flora intestinal.
A alimentação é um assunto sério e o Monitor Econômico recomenda o acompanhamento de um nutricionista. Ele irá indicar quais serão os melhores alimentos para se consumir no verão e com isso se ganha saúde e longevidade.