Estado do Rio

IFec-RJ aponta o consumidor mais otimista e menos endividado

Os consumidores voltaram a ter esperança e estão mais confiantes. Em novo estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), 38,2% dos fluminenses responderam que estão confiantes ou muito confiantes em relação à retomada da economia brasileira, percentual maior do que o registrado em dezembro, que foi de 35,2%.

Para 20,5%, a situação não será alterada e já cerca de 21,7% dos entrevistados estão desacreditados na economia e 19,6% muito pessimistas. O índice de confiança para a economia brasileira alcançou 96,8, contra 90,1 em dezembro. Pode ter contribuído para o aumento da confiança o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, no dia 17 de janeiro.

Perguntados sobre as expectativas para a retomada da economia do estado do Rio no próximo trimestre, 30,9% se mostram confiantes ou muito confiantes, seguidos por 23,5% que acreditam que não haverá mudanças e 45,6% que se mostraram pessimistas ou muito pessimistas.

O índice para o estado alcançou 85,3, o que equivale a 8,2 pontos acima do resultado de dezembro.

A pesquisa também mostra que aumentou o número de fluminenses confiantes no que diz respeito ao emprego: 39,4% não estão com medo da demissão, ou seja, houve aumento de sete pontos percentuais em relação ao apurado em dezembro, que foi de 32,1%. O número de cidadãos com medo ou muito medo de perder o emprego caiu de 67,9% em dezembro, para 60,6% em janeiro.

Para 44,7% dos entrevistados, a renda familiar permanecerá estável, percentual 4 pontos maior do que o apurado em dezembro, que foi de 40,7%. Já os que estão pessimistas ou muito pessimistas em relação ao orçamento familiar, representaram 35,2% dos entrevistados. Para 15,2% a renda será aumentada e apenas 4,9% creem numa melhora significativa. O índice alcançou o valor de 85 pontos, 10,9 acima do obtido em dezembro.

Além disso, o estudo aponta que muitos consumidores diminuíram seus gastos, tendo em vista que o endividamento extremo apresentou queda: o número de fluminenses muito endividados caiu de 21,3%, em dezembro, para 16,6% em janeiro, assim como o de endividados: de 25,5% para 24,9%. O número de consumidores com poucas dívidas aumentou de 18,9% para 24,2% e o de entrevistados sem dívidas se manteve em 34,3%.

Houve também queda na inadimplência: os muito inadimplentes passaram de 10,5% para 9,5% e os que possuem contas atrasadas passou de 19,1% para 17,7%. O percentual dos que estão poucos inadimplentes passou de 20,2% para 19,8%.

A pesquisa constatou ainda, o aumento dos consumidores sem restrições: de 50,1% para 53%.

No ranking da inadimplência, o cartão de crédito continua na primeira colocação, com 54,9%. As contas de luz, água, telefone, gás e internet com 37,3%. Já o crédito pessoal ficou com 25,5% e o cheque especial, com 24,7%.

Questionados sobre o aumento dos preços dos bens e serviços que consomem, 92,7% afirmam que estes estão aumentando. Para 3,7%, estes valores se estabilizaram e para apenas 1,1%, diminuíram. Já 2,4% não souberam responder.

Sobre os gastos com bens duráveis nos próximos três meses, 38,6% pretendem manter, 32,1% aumentarão as compras e 29,3% gastarão menos. Com o fim do auxílio emergencial, deve-se ver daqui para frente um ímpeto um pouco menor na compra de bens duráveis.

A sondagem contou com a participação de 566 moradores do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de entender quais as expectativas dos fluminenses com relação a retomada da economia nacional e estadual, além da percepção sobre o desemprego e renda familiar, entre outros indicadores.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

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