Emprego na indústria cresce em dezembro pela primeira vez desde 2011
O número de trabalhadores empregados na indústria brasileira registrou crescimento em dezembro pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2011.
O índice de evolução ficou em 50,5 pontos, segundo a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira (21), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Valores acima de 50 pontos indicam aumento no emprego em comparação com o mês anterior. Valores abaixo indicam queda. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior e mais disseminada é a variação.
Se o número de empregados na indústria cresceu em dezembro, o mesmo não pode se dizer sobre a produção. Segundo a pesquisa, a produção industrial quebrou uma sequência de seis meses consecutivos de crescimento. O índice de evolução ficou em 46,8 pontos, o que reflete queda na comparação com o mês anterior.
De acordo com a CNI, a queda era esperada, pois o final de cada ano é um período que, normalmente, observa-se uma queda na atividade industrial. No entanto, a queda foi menor do que o constatado em ano anteriores.
Ainda segundo a CNI com o aumento do emprego, consequentemente a produção também tende a aumentar. Pois a demanda de trabalho depende do que o país produz e uma coisa leva a outra, ou seja, o aumento de emprego reflete que a produção vem também crescendo em todos os setores no país.