Comércio de Volta Redonda mantém otimismo nas vendas do Natal
Consumidores de Volta Redonda têm antecipado as compras do Natal e lojistas vem investindo no sistema delivery para atender quem prefere comprar sem sair de casa.
Dentro das expectativas do cenário econômico desenhado pela crise gerada com a pandemia do novo coronavírus, o comércio de Volta Redonda tem se mostrado otimista com o resultado das vendas de Natal nesses primeiros 15 dias de dezembro.
Segundo a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), o faturamento em 2020 deve fechar com alta de 5% em relação a igual período de 2019, pelo menos 30% a mais em comparação a outros meses do ano, principalmente porque as lojas ficaram fechadas quase três meses, entre março e julho, somente os dias de proibição por decretos municipais.
Ainda de acordo com a direção da CDL-VR, neste ano, o que se tem visto é uma mudança no comportamento dos consumidores também por conta da pandemia. Diferentemente de outros finais de ano, quando a maioria deixava as compras para a última hora. Mas já esse ano, segundo a CDL-VR, as pessoas estão buscando antecipar os presentes para evitar filas e aglomerações, o que vem sendo recomendado desde o início.
Para o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, esse dezembro tem sido bem atípico por conta da pandemia, como já era esperado, mas as vendas têm sido acima da expectativa, também devido aos benefícios do Governo Federal.
“Muitas pessoas que não tinham renda passaram a ter esse auxílio emergencial e separaram uma parte para comprar um presente, algo para casa, para os filhos. Além disso, mesmo que as confraternizações sejam menores, as pessoas compram algo, mandam entregar, sempre fazem questão de presentear”, destacou Gilson.
Nesse momento a conscientização também já faz parte do dia a dia das pessoas. Gilson ressalta que realmente tem visto essa conscientização maior por parte dos consumidores, que pesquisam o que desejam comprar antes de saírem de casa, olham os produtos pelas redes sociais das lojas e já saem sabendo o que vão levar.
“Os que preferem não sair, buscam comprar onde há delivery, uma vez que muitas lojas adotaram esse sistema durante a pandemia”, completou o presidente.
Desde o início do mês, o comércio está funcionando em horário ampliado para atender os consumidores, com mais flexibilidade, tanto durante a semana quanto aos finais de semana, segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR), evitando assim, que haja uma concentração maior de consumidores em um mesmo período. E com o novo Decreto Municipal, assinado pela prefeitura nesta semana, o comércio pode ficar aberto até as 22h.
O presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos, lembrou que essas horas a mais, tanto durante a semana quanto aos finais de semana durante a pandemia, são ainda mais importantes, porque ajudam a distribuir a quantidade de pessoas nas ruas, evitando aglomeração.
“Quem trabalha de manhã pode ir à tarde ou à noite. Quem não trabalha no fim de semana, pode aproveitar a folga para comprar. Além disso, com a Internet, o consumidor ainda pode comprar pelo WhatsApp das lojas e pelas redes sociais”, declarou Jerônimo dos Santos.