Editorial

Mais de 2 mil empregos são recuperados em outubro no Sul Fluminense

Levantamento feito pela Federação do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado através da plataforma ‘Retratos Regionais’, aponta que a indústria no Sul Fluminense recuperou, de julho a outubro, 32% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho.

A perda se relaciona aos meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus e pelas incertezas em relação à economia.

A análise regional dos setores produtivos, incluindo indústria, serviço e comércio, mostra que foram perdidas 12.028 vagas de março a junho, mas em compensação foram recuperadas 3.849 vagas entre julho e outubro.

E em outubro, mês da última atualização da base de dados, a Região Sul Fluminense apresenta saldo de 2.505 empregos, com destaque para o setor de ‘Serviços’, que recuperou 1.027 postos de trabalho, seguido do setor de ‘Indústria e Construção’, com 903 novas contratações. A classe econômica de ‘Instalação de Máquinas e Equipamentos Industriais’, sozinha, somou 492 novos empregos.

A plataforma ‘Retratos Regionais’ tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado o Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através do link: (clique aqui).

O Estado do Rio acelerou o ritmo de contratações em outubro e apresentou saldo de 16.271 novos postos de trabalho com carteira assinada, quase o dobro do registrado em setembro, com 8.966 contratações e mais que o triplo de agosto, com 5.152.

O comércio foi o setor que mais abriu vagas, com 7.559, impulsionado pelo comércio varejista de vestuário e acessórios, com 1.056 novas vagas. A indústria abriu 4.813 postos de trabalho e o setor de serviços, 3.875. Já na agropecuária, o saldo foi de 24 novas vagas em outubro.

No setor industrial, a indústria de transformação foi a que mais contratou em outubro, com 2.945, seguida pela construção civil, com 1.707 e pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 307 novas vagas.

A indústria extrativa teve saldo negativo (-146). Em linha com o desempenho do comércio, confecção de artigos do vestuário e acessórios, com mais 828 novas vagas, foi o segmento da indústria de transformação que mais contratou em outubro.

Na sequência, aparecem manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com 670, produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com 354 e produtos alimentícios, com 348 novas vagas.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *