Estado do Rio

Governo do Rio negocia abertura de vagas temporárias para o Natal

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Após garantir vagas temporárias para a Black Friday, evento em que o comércio promete grandes descontos para os consumidores, a Superintendência de Atendimento ao Trabalhador da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro iniciou, nesta quarta-feira (25), a busca de vagas para trabalhadores temporários para a época do Natal.

Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday, ou sexta-feira negra, ocorre depois do feriado de Ação de Graças e marca o início da temporada de compras de fim de ano. O comércio aproveita a data para promover liquidações especiais e atrair mais consumidores.

“Estamos com perspectiva de 600 vagas temporárias no comércio varejista para o Natal”, disse o superintendente Júlio Saraiva, que está intermediando as contratações, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-RJ).

A expectativa é positiva, com base em estudos da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que apontam que 20% dos trabalhadores contratados têm grande possibilidade de ser efetivados.

Nesta terça-feira (24), Saraiva reuniu-se com representantes do comércio atacadista, formado por grandes redes de supermercados e até a sexta-feira (27), espera garantir mais 300 vagas temporárias.

“Estamos negociando”, disse Saraiva. Segundo ele, a secretaria ainda não conseguiu nada em termos de vagas temporárias para o fim do ano. “Está tudo muito parado, bem como a construção civil”, completou.

Na parte de serviços, a hotelaria tem procurado profissionais para trabalhar na área de cozinha e serviços de limpeza. “Quem está contratando é o comércio varejista. Quando se abrem vagas para profissionais cujo perfil não é encontrado na região, como engenheiros, por exemplo, as empresas acabam trazendo gente de fora”, explicou o superintendente.

De acordo com análise feita pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, no acumulado de janeiro até o último dia 13 de novembro, o setor de serviços representou 52,72% do total de 18.958 vagas oferecidas (9.995), seguido pelo comércio, com 26,33% (4.993) e pela indústria, com 5,87% (1.113). Para a Black Friday, a superintendência conseguiu 300 vagas temporárias, mas ainda espera conseguir até a sexta (27), as 300 vagas temporárias no mercado varejista, especificamente na rede de supermercados.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *